As autoridades confirmaram que há 49 mortos no acidente com um trem urbano na manhã desta quarta (22) em uma das estações mais movimentadas de Buenos Aires. Ao menos 550 pessoas ficaram feridas.

 

Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas depois do descarrilamento de um trem, na manhã de hoje (22), em Buenos Aires, capital da Argentina, de acordo com o titular do Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same), Alberto Crescenti. Até o começo desta tarde, havia pelo menos 30 passageiros presos em um dos vagões do trem. As operações de resgate envolvem bombeiros, policiais e todo o sistema de segurança da capital argentina. Há pouco, a Polícia Federal informou que há 49 mortos, 48 adultos e um menor de idade.

O trem de passageiros descarrilou por volta das 9 horas (8 horas em Brasília), na Estação Terminal da Plataforma Eleven, a oeste de Buenos Aires. De acordo com os médicos que estão no local, a maior parte dos feridos sofreu politraumatismo. Os feridos foram levados para dois hospitais: Durant e Mejias Ramos.

O maquinista do trem ficou preso nas ferragens e teve de ser retirado pelos bombeiros. O ministro de Segurança da Argentina, Guillermo Montenegro, e o secretário de Esportes da cidade de Buenos Aires, Juan Pablo Schiavi, estiveram no local.

De acordo com alguns relatos, três carros do trem acabaram sendo destruídos. O acidente ocorreu justamente durante o horário de rush e maior fluxo de passageiros. Nos últimos meses, houve vários acidentes ferroviários na Argentina. O penúltimo ocorreu em dezembro quando um trem colidiu com outro lotado de passageiros deixando 17 pessoas feridas.

Em setembro do ano passado, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas quando dois trens colidiram em um ônibus também em Buenos Aires.

Fonte: Agência Brasil – Com informações das agências públicas de notícias da Argentina, Telam, e do México, Notimex, além da emissora multiestatal de televisão, Telesur, e da estatal de TV do Chile, TVN.