Foto: AFP

O número de mortos em atentados a bombas durante o fim de semana na Nigéria subiu para 40, informou neste domingo (25) Slaku Lugard, funcionário da Agência Nacional de Administração de Emergência. Segundo ele, um atentado a bomba, cuja responsabilidade foi assumida pelo grupo islâmico Boko Haram, em uma igreja fora da capital do país deixou pelo menos 35 pessoas mortas, elevando o número de vítimas fatais na onda de ataques que varreu o país no dia de Natal.

O atentado suicida contra instalações das forças de segurança em Damaturu, no Nordeste da Nigéria, matou três policiais. O ataque em Damaturu está entre os cinco atentados atribuídos à seita islamita Boko Haram no Dia de Natal. As quatro mortes juntam-se a outras que foram resultado de dois atentados hoje contra igrejas cristãs. “É como uma guerra interna lançada contra o país”, disse o ministro que tutela as forças de segurança, Caleb Olubolade, que se deslocou ao local dos atentados para dizer que é preciso “estar à altura e combater” esses ataques.

Os atentados já foram condenados pelo Vaticano, que considerou o resultado um “ódio cego e absurdo”. Os ataques ocorrem após vários dias de confrontos entre a seita islamita Boko Haram e as forças de segurança, centralizadas nos estados de Yobe e Borno. O balanço desse sábado (24) registrava cerca de 100 mortos.

O pior ataque do Dia de Natal ocorreu com a explosão de uma bomba ao fim da missa na parte externa da igreja católica Santa Teresa, em Madalla, nos arredores da capital nigeriana, Abuja, que matou pelo menos 27 pessoas.

Abul Qaqa, porta-voz do Boko Haram, disse que o movimento que deseja a criação de um estado islâmico na Nigéria “assume a autoria de todos os ataques dos últimos dias”, incluindo o da igreja de Madalla. “Continuaremos a lançar mais ataques nos próximos dias”, ameaçou.

Mais tarde, um segundo atentado atingiu a igreja evangélica Mountain of Fire, em Jos, um dos locais onde tem sido mais acentuada a violência entre fações comunitárias da Nigéria, e que matou pelo menos um policial, deixando três veículos em chamas.

Além do atentado suicida em Damaturu, mais uma explosão foi sentida na cidade, na noite anterior, em uma igreja em Gadaka, no estado de Yobe.

A mesma seita reivindicou em agosto deste ano o atentado contra a sede das Nações Unidas em Abuja, que matou 24 pessoas, bem como ações similares no Natal de 2010 contra igrejas cristãs.

Vários observadores admitem que a seita Boko Haram tem desenvolvido ligações com  a Al Qaeda.

A Nigéria é, ao lado de Angola, o principal produtor de petróleo da África Subsaariana e o mais populoso país africano, com 160 milhões de habitantes, divididos sobretudo entre muçulmanos no Norte e cristãos no Sul.

(Ag. Brasil)