O bloco do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, desfilará pela segunda vez no Circuito Maneca Ferreira, da Micareta de Feira de Santana. O desfile será nessa quinta-feira (25), a partir das 18h. Com o tema “Mulheres sabem parir, bebês sabem nascer”, bloco pretende seguir fortalecendo o movimento nacional da humanização do parto, que garante protagonismo feminino do início ao fim da gestação.

Está previsto para esse ano cerca de 500 participantes, entre profissionais da área da saúde, funcionários, colaboradores, amigos e simpatizantes da causa.

Bloco do Hospital da Mulher no Circuito Maneca Ferreira
Foto: Secom PMFS

1kg de alimento e frasco de vidro com tampa plástica (de maionese ou café solúvel) estão sendo trocados por camisas do bloco no ambulatório do Hospital até às 16h dessa quinta.

Os mantimentos arrecadados serão repassados às doadoras de leite materno do (BLH). Já os frascos vão para o Banco de Leite Humano (BLH) com a finalidade de armazená-lo.

A enfermeira e coordenadora do Serviço de Parto Humanizado, Siomara Souza, afirma que o bloco é decerto o espaço ideal de chamamento e atenção para garantir assistência digna e respeitosa à mulher no parto e no pós.

Crescimento do Bloco

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, afirma que todos que fazem o dia a dia do Hospital da Mulher e do Hospital Municipal da Criança são responsáveis pelo crescimento do bloco.

E complementa: “Ano passado, quando estreamos, tivemos trezentos participantes. Agora, a expectativa é que dobremos a quantidade de pessoas engajadas com a causa”.