As ações governamentais de inclusão social promovidas em Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), são referência também para a região do recôncavo baiano. Representantes do Governo Municipal e técnicos da histórica cidade de Nazaré estiveram em reunião com o secretário feirense Ildes Ferreira e conheceram alguns projetos que alavancam a garantia de direitos e possibilitam melhorias na qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.

A comitiva foi formada pelo vice-prefeito de Nazaré, Ben-Wilson Brito de Souza Júnior; o secretário de Desenvolvimento Social, Nagib Boeri Neto; e mais dois técnicos da Prefeitura. A visita foi na manhã desta terça-feira, 12, no gabinete do secretário Ildes Ferreira.

A eficácia na gestão de programas sociais tem sido o que mais chama a atenção de outras administrações que visitam o município. E no caso específico da comitiva de Nazaré, o interesse especial pelo programa Leite Fome Zero, o qual pretendem implantar dentro em breve.

Para o secretário Ildes Ferreira, o interesse das administrações municipais de outras cidades com o desempenho de ações promovidas pelo Governo Municipal de Feira de Santana é bastante positivo. Considera que isto indica que “estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais a continuarmos avançando no desenvolvimento deste trabalho”.

Alguns programas desenvolvidos em Feira de Santana já são referência para diversas cidades brasileiras e chamam a atenção pela estrutura, dinamismo e alcance social, com a adoção de ações e preparação de mão-de-obra técnica para impulsionar projetos e torna-los mais eficientes.

Dentre os destaques, o projeto Pré-Vestibular Cidadão, voltado para pessoas com NIS ou beneficiários do Bolsa Família, garantindo curso preparatório gratuito para o vestibular; a estrutura do Bolsa Família, inclusive com o Bolsa Família Móvel; O Centro Pop-Rua, que além e atender pessoas em situação de rua também oferece serviços de inclusão e de cidadania, como serviços de salão de beleza, ginástica e capoeira; o Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria, a preparação de mão de obra para o mercado de trabalho com cursos profissionalizantes ofertados através do Cicaf e a assistência às pessoas na terceira idade, no Dona Zazinha Cerqueira, dentre muitos outros. Fonte: Secom PMFS