Vai aumentar o risco de motoristas receberem multas de trânsito em Feira de Santana. A prefeitura anunciou que as vias exclusivas para os ônibus que fazem o transporte urbano de passageiros, que existem em quatro ruas e avenidas da cidade, dentro de alguns meses passarão a ser fiscalizadas eletronicamente.

Um radar já foi instalado na praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça do Nordestino, e está em teste. O equipamento flagra veículos que trafegam ilegalmente nestas faixas.

Equipamentos semelhantes serão instalados nas ruas JJ Seabra e Visconde do Rio Branco, nas avenidas Senhor dos Passos – entre as ruas Santo Dumont e Monsenhor Mário Pessoa, e a partir da praça J. Pedreira.

Além de coibir a invasão destas pistas por veículos pequenos, os radares fiscalizarão a velocidade dos ônibus, que não deve passar de 50 quilômetros por hora. Os excessos serão devidamente punidos com multas. O superintendente de trânsito, Maurício Carvalho, disse ainda não saber quando os equipamentos começarão a registrar oficialmente este tipo de infração de trânsito.

Circular numa destas faixas virou infração gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito. Além da multa, o dono do veículo perde sete pontos na carteira de motorista. Maurício Carvalho disse ainda que a instalação destes equipamentos será acompanhada da devida sinalização e de uma intensa campanha publicitária, como determina a lei. (Informações da Secom PMFS)