Imagem da Semana BBG: Feirantes não querem deixar de comercializar seus produtos no centro de Feira, protestam contra ação da Prefeitura encarando a PM e a Guarda Municipal – Segunda, 8 agosto 2017. Foto Janio Rego. (Click para ampliar)

Ainda não era quarta-feira (30), e já podíamos eleger a imagem mais impactante desta semana (foto acima). A cena foi protagonizada por feirantes que comercializam frutas e verduras no centro comercial de Feira de Santana, mais especificamente, nas imediações e calçadas da Praça Bernardino Bahia, popularmente conhecida como “Praça do Lambe-lambe”. A foto é do jornalista Janio Rego – Blog da Feira e mostra o protesto dos feirantes que encararam a Polícia Militar e a Guarda Municipal (GM), nessa segunda-feira (28), e pararam o trânsito na Avenida Senhor dos Passos, uma das mais importantes e tradicionais da cidade. Os vendedores ambulantes de frutas e verduras são contrários a proibição imposta pela Prefeitura de Feira que os impede de comercializar seus produtos e não querem sair do local.

A ação da Prefeitura foi considerada truculenta por algumas pessoas e elogiada por outras. Os feirantes comercializam frutas e verduras em vários pontos do centro comercial feirense já por anos e sem nenhuma proibição efetiva por parte do governo municipal, desta gestão ou das anteriores. O fato é que esse comércio desordenado nas calçadas dificulta a circulação de pedestre e, segundo alguns comerciantes, afasta os clientes de suas lojas.

As opiniões se dividem entre os pedestres. Enquanto alguns se queixam da falta de espaço nas calçadas, outros compram os produtos comercializados pelos feirantes e dizem gostar de encontrar frutas e verduras facilmente no centro da cidade. Já os vendedores ambulantes reclamam da falta de fluxo de pessoas no Centro de Abastecimento, espaço criado há décadas como local “apropriado” para comercialização desses produtos, e que isto dificulta o venda. Afirmam que o centro da cidade tem mais pessoas circulando o que facilita o comércio dos seus produtos.

Conflitos antigos de uma cidade que tem a “feira” no nome! Coisas da Feira de Santana.

Jamil Souza