trincheira_túnel_avenida-maria-quitéria_avenida-getúlio-vargas_Feira-de-SantanaOdiada por muitos e defendida entusiasticamente pelo governo municipal, as obras do BRT da Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, prosseguiram e ainda continuam em meio às muitas polêmicas. Criticada e apontada como obra eleitoreira e sem importância e para o transporte de massa, a trincheira construída no cruzamento da Getúlio Vargas com a Avenida Maria Quitéria, finalmente terminou e o túnel foi liberado para o trânsito de veículos, na manhã desta terça-feira (30). A parte superior, Av. Getúlio Vargas, foi liberada no final de junho.

O túnel é um dos dois que serão construídos na cidade e que integram a obras estruturante do “BRT de José Ronaldo”, como ficou conhecida a obra defendida com veemência pelo prefeito e atacada com igual afinco pelos seus opositores políticos. O outra parte que completa o complexo, ainda está em construção e prossegue com as obras da trincheira na interseção entre as avenidas João Durval Carneiro e Presidente Dutra.

De acordo com informações da prefeitura, o túnel tem 400 metros de extensão. “A trincheira reorganiza o trânsito para quem circula pela Maria Quitéria, em ambos os sentidos, e sobre ela, na Getúlio Vargas. O equipamento tornou o tráfego mais seguro e rápido”, defendem.

A trincheira é apontada pelo governo municipal como a solução para os problemas de congestionamento e trânsito travado naquela área, confiram: “Todos os dias milhares de veículos passavam pelo cruzamento. Em alguns momentos provocavam congestionamentos ou diminuição na velocidade, situações que, com a trincheira, não mais vai acontecer, na opinião dos técnicos da área. A quantidade de semáforos entre a avenida Presidente Dutra e a rua Edelvira de Oliveira, apenas um, vai garantir a rapidez do trânsito na avenida. A distância entre os dois pontos passa de um quilômetro.”

Agora, o que resta para a população é usar o túnel e aguardar para ver se obra vai mesmo fazer desaparecer os frequentes congestionamento da região.

Jamil Souza