Uma recente manifestação de foliões agoniados pelo início da Micareta de Feira de Santana e que entrou na agenda da festa e já tá virando tradição. Assim pode ser definido o “Esquenta Micareta”, uma festa de rua que mobiliza “micareteiros” em busca de diversão na Rua São Domingos, área considerada boêmia da cidade. Em sua 4º edição, a brincadeira que estava agendado para este domingo, 17, foi remarcado para a quinta-feira, 21, feriado nacional de Tiradentes.

O "Esquenta" é uma herança dos antigos gritos de Micareta que antecipavam a maior festa popular de Feira de Santana. (Foto: Cau Preto / Secom PMFS)
O “Esquenta” é uma herança dos antigos gritos de Micareta que antecipavam a maior festa popular de Feira de Santana. (Foto: Cau Preto / Secom PMFS)

De acordo com informações a prefeitura, “a mudança se deu para garantir maior segurança aos foliões, diante da possibilidade de manifestações marcadas para a mesma data e horário”. As citadas manifestações, seriam as organizadas para ocorrer nesse final de semana por conta da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A 4ª edição do evento começará sua programação às 11h do dia 21, com a eleição das majestades da micareta. Logo após, com a corte escolhida, começa o desfile das bandas de fanfarra e mini trios. Se apresentarão no Esquenta Micareta a Charanga de Maragogipe, Rixô Elétrico, a banda Aquele Axé e o Rural Elétrico.

Vale dizer que o “Esquenta” é uma herança dos antigos gritos de Micareta que eram realizados em vários finais de semana e antecipavam a maior festa popular de Feira de Santana.

Jamil Souza