Vans-transporte-coletivo-urbano_passageiros_Feira
Van do transporte alternativo de Feira de Santana. (Foto: Secom PMFS)

As 55 vans usadas como alternativa no transporte de passageiros em Feira de Santana estão proibidas de continuar fazendo este tipo de transporte desde a última sexta-feira (18). Acontece que no dia 18 venceu o contrato emergencial assinado para o período de seis meses, entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Coopertrafs, cooperativa que representa a categoria. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) já está fiscalizando e promete punir os infratores.

“A determinação deriva-se de uma reunião como o Ministério Público Estadual, quando foi determinado que as vans não poderiam mais rodar, vencido o prazo do contrato emergencial”, disse o secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura.

Ele salientou que ainda que no MPE ficou deliberado que o transporte alternativo não pode atuar, em nenhuma hipótese, em linhas já operadas pelas empresas oficiais do sistema, sob pena de transgressão da Lei das Licitações.

A fiscalização está sendo feita por prepostos da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito) e agentes de trânsito. A desobediência resultará em notificação e autuação do veículo. A proibição está prevista no artigo 8º do CBT. O titular da SMTT disse que a Prefeitura de Feira de Santana busca, em reuniões com as partes interessadas, alternativas legais que atendam as expectativas dos dois lados. Uma delas prevê a relocação das vans para linhas localizadas na zona rural ainda não atendidas pelo sistema convencional, que não foi aceita pela Coopertrafs.