Secretaria de Meio Ambiente interdita obra em área de nascente em Feira de Santana. (Fotos: Secom / Washington Nery)

A história de Feira de Santana está intimamente ligada às muitas nascentes de água e lagoas que existiam por aqui. Muitas desapareceram pela ação do homem e algumas teimam em existir apesar da ação predatória. Na maioria das vezes, o poder público tem fechado os olhos às destruição das nossas nascentes. Contudo, nesta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente interditou um obra que ameaça uma importante nascente que é considerada afluente do Rio Jacuípe.

As obras interditadas vinham sendo realizadas em um terreno localizado entre as ruas Araújo Pinho e Senador Quintino no Bairro Olhos D´agua, pela empresa GHP Empreendimentos. A interdição, de acordo com a SEMMAM, foi adotada visando a preservação dos recursos hídricos e das nascentes no citado endereço, sob pena de multa e interdição definitiva.

Secretaria de Meio Ambiente interdita obra em área de nascente em Feira de Santana. (Fotos: Secom / Washington Nery)
A obra interditada pela Semmam ameaça uma importante nascente que é considerada afluente do Rio Jacuípe. (Fotos: Secom / Washington Nery)

Além de ser uma nascente, a área onde se originou Feira de Santana é considerada um afluente do rio Jacuípe. “Por esse motivo esse local precisa ser preservado e se por ventura os responsáveis não atenderem as exigências legais será feita a interdição definitiva”, explicou o secretário Roberto Tourinho.

No local a empresa GHP Empreendimentos está construindo um loteamento residencial, com terrenos de 6m x 20m, suficiente para casas de 2 quartos e financiamento direto com o proprietário. A oferta exibida em outdoor também inclui a “troca por carro”.

A empresa já tinha sido alertada pela SEMMAM para suspender a obra, conforme notificação expedida em 28 de Junho de 2015.

No final do mês de agosto a prefeitura emitiu um novo auto de infração com o mesmo objetivo, sem que houvesse nenhuma manifestação por parte da empresa que continuou com as atividades na obra em desobediência às determinações legais. Fonte: Secom PMFS