Homens da Guarda Municipal de Feira de Santana já estão usando armas de choque elétrico. São 40 armas conforme nota oficial da prefeitura. A arma não letal pode atingir uma pessoa em até oito metros de distância.

De acordo com matéria publicada no site da prefeitura, guardas municipais de Feira de Santana passaram por treinamento com 20 horas de duração no mês de novembro.

Confira a seguir algumas informações sobre as armas de choque:

Pistola de choque elétrico, a arma não letal usada pela Guarda Municipal de Feira de Santana. (Foto: Secom PMFS / ACM)
Pistola de choque elétrico, a arma não letal usada pela Guarda Municipal de Feira de Santana. (Fotos: Secom PMFS / ACM)

“A pistola, de fabricação nacional, tem trava de segurança e a descarga de energia elétrica é de 40% das concorrentes – que diminui a margem de acidentes – e acontece por apenas cinco segundos – com possibilidade de ser interrompida.

A mira laser garante a eficiência quando da sua aplicação. Quando disparada, dois dardos atingem a pessoa a até oito metros de distância e continuam ligados à pistola por fios metálicos.

Na memória da pistola ficam guardados os últimos mil disparos, com informações sobre datas, horários em que o gatilho foi acionado, número de disparos seguidos e quanto segundos permaneceu disparando.”

Ainda conforme a matéria, o secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes. foi citado como tendo dito “que a pistola é o último grau da não letalidade, seguindo o uso progressivo da força.” e que “a arma de choque é muito segura, mas apenas será usada em situações onde a negociação não mais surte efeito”.