Considerado uma das principais atrações turísticas de Feira de Santana, o Mercado de Arte que esteve fechado por mais do que o prazo previsto para as obras de reforma, finalmente sera devolvido à população. A prefeitura anunciou para esta terça-feira (29) a entrega do importante equipamento ao permissionários. A cerimônia de entrega do Mercado de Arte Popular (MAP) está marcada para acontecer às 18:30hs e contará com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho.

O Mercado de Arte de Feira de Santana funciona num antigo prédio que, no passado, foi um dos principais centros de compras de carne e farinha da cidade. A placa afixada no local para informar das obras de reforma indica que o prédio deveria ser devolvido à comunidade no dia 20 de junho de 2014.

O prédio ficaria fechado por seis meses. Placa informando o custo e a duração da obra de reforma do Mercado de Arte de Feira de Santana. (Foto: Jamil Souza)
O prédio ficaria fechado por seis meses. Placa informando o custo e a duração da obra de reforma do Mercado de Arte de Feira de Santana. (Foto: Jamil Souza)

As obras que foram financiadas com recursos do Governo Federal através do Ministério do Turismo e por meio da Caixa Econômica, portanto, deveriam durar somente seis meses. Contudo, as obras se arrastaram por bem mais que o previsto. De acordo com nota, a prefeitura informa que o mercado passará a funcionar no próximo dia 4 de janeiro. Confira a seguir, na íntegra, a nota da prefeitura com mais informações.

Mercado de Arte será entregue aos permissionários nesta terça
 
O telhado foi trocado por uma estrutura que privilegia a ventilação e a iluminação natural. As telhas são termoacústicas, também conhecido como sanduíche, combinação que deixa a temperatura interna agradável, a cobertura dos boxes foi trocada. O novo Mercado de Arte Popular (MAP) será entregue aos permissionários nesta terça-feira, 29, pelo prefeito José Ronaldo, em evento marcado para as 18h30. O entreposto será reaberto ao público no dia 4.
 
Nos próximos quatro dias, os permissionários farão a transferência dos equipamentos e mercadorias, para que tudo esteja pronto na manhã da próxima segunda-feira. No espaço funcionam, além dos boxes que vendem artesanato, barbearia, restaurantes, bares, lanchonetes, chaveiro, relojoeiro, lan house, tabacaria. Lá também será sede do Instituto Histórico Geográfico de Feira de Santana e da Academia de Letras.
 Todos os boxes estão identificados. Os sanitários foram recuperados e os painéis sobre azulejos de Juracy Dórea foram restaurados.  O MAP ganhou um retrato, sobre azulejo, da feirense Maria Quitéria, com sua biografia, de Wânia Garcia.
 
“Ficou um espetáculo”, vibra Rony Ramos, que preside a Artmap (associação que reúne os comerciantes do local), sobre os resultados da recuperação do prédio. Adianta que já tem elaborada a agenda cultural e de lazer, que terá atividades todos os dias da semana – exceto aos domingos.
Outro ponto que vai dinamizar o local, diz o presidente, é a transformação dos espaços onde funcionavam os restaurantes em praças de alimentação – estrutura semelhante às dos shoppings centers. Fonte: Secom PMFS