Numa da maiores cerimônias já registradas em Feira de Santana e no país,  265 casais disseram “sim”, na manhã desta quinta-feira (12), no casamento coletivo promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) em parceria com a Justiça. A cerimônia ecumênica foi realizada no prédio de uma igreja evangélica (Assembléia de Deus Cristianismo Sem Fronteiras), na Avenida Maria Quitéria e contou com a benção de padres e pastores e a presença de juízes.

Esta foi a 14ª edição do casamento coletivo do projeto Família Cidadão da Sedeso e que tem promovido a oficialização da união conjugal de vários casais na cidade. Para quem foi ao altar, o dia foi de festa e realização de um sonho.

De acordo com o secretário municipal Ildes Ferreria, a Sedeso organiza vários destes casamentos coletivos durante o ano. A idade e a experiências dos casais variam conforme matéria divulgadas pela prefeitura, confiram.

Dentre os casais, alguns experimentaram a sensação e satisfação do casamento pela segunda-vez, como é o caso dos aposentados José de Jesus Costa, viúvo de 71 anos, e Delvair Dourado Magalhães, separada e com 61 anos. “Já convivíamos há 14 anos e agora estamos oficializando nosso casamento. É, para mim, como se estivesse começando a vida de novo, com a sensação de voar de tanta felicidade”, afirmou o aposentado, que o primeiro casamento também foi pelo programa Família Cidadã.
Já Ana Paula dos Santos Sena, ainda menor de idade aos 17 anos, dá início a uma nova vida, oficializando o casamento com Carlos Alberto de Jesus Lopes.
Em casamento coletivo promovido pela Sedeso, 265 casais disseram "sim"! (Foto: Secom PMFS - Silvio Tito)
Em casamento coletivo promovido pela Sedeso, 265 casais disseram “sim”! (Fotos: Secom PMFS – Silvio Tito)
A  Sedeso organiza vários destes casamentos coletivos durante o ano. O evento de hoje foi certamente um dos maiores do Brasil. (Foto: Secom PMFS - Silvio Tito)
A Sedeso organiza vários destes casamentos coletivos durante o ano. O evento de hoje foi certamente um dos maiores do Brasil. (Fotos: Secom PMFS – Silvio Tito)

Aos 32 anos, Nicole Barros não hesitou em subir ao altar com Agnaldo dos Santos Costa, 29, para trocar o “sim”. “Esperava por este momento já há 4 anos que convivemos juntos. E aproveitamos a oportunidade do casamento coletivo para realizarmos este momento de sonho e felicidade para nós. Agora é só sair daqui e ir direto para a lua-de-mel comemorarmos”, afirmaram.

Outros casais foram literalmente mais “apressados”, como é o caso de Taíse Santana Nunes, 21 anos, e Jadson das Neves Ferreira, 25, que foram ao altar trocar as alianças já levando nos braços Maria, a primeira filha do casal, de cinco meses. “Agora a felicidade está completa”, afirmou a noiva.
Para alguns casais, o momento foi de compartilhar a felicidade, através das redes sociais, com os amigos que não puderam comparecer. “Todos merecem compartilhar nossa felicidade”, afirmou Daniele Moraes, 27 anos, enquanto se preparava para o casamento com André Carneiro, 25 anos.
 

Muitos familiares e amigos estiveram presentes no casamento coletivo. Além do secretário Ildes Ferreira, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o ex-deputado Colbert Martins Filho também participaram do evento.

Jamil Souza