O fotojornalista Reginaldo Pereira Tracajá está fazendo campanha contra a retirada dos jacarés encontrados no mês passado na Lagoa Grande em Feira de Santana. E até uma manifestação está programada para acontecer nas imediações da lagoa no dia 8 de novembro.

A retirada dos animais estaria sendo defendida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de meio Ambiente pelo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Inema), um órgão estadual dirigido em Feira de Santana pelo ex-vereador pelo PC do B Messias Gonzaga.

Através da sua página no Facebook, Tracajá tem informado e convidado  para a tal manifestação em defesa do jacaré.

Tracajá usou sua coluna Foto & Grafia para fazer campanha contra a retirada dos jacarés da Lagoa Grande. (Foto: Reprodução)
Tracajá também usou sua coluna Foto&Grafia para fazer campanha contra a retirada dos jacarés da Lagoa Grande. (Foto: Reprodução)

Como um perfeito ativista ambiental, Tracajá explicou a ação: “estamos lutando pela manutenção dos jacarés da Lagoa Grande por entendermos que ali é hábitat deles e dali eles não podem nem devem ser retirados. É necessário respeitar a natureza, a flora e a fauna. Enquanto em outras regiões, isso ocorre, na terra de Senhora Santana e Lucas da Feira, estão querendo destruir a natureza. A preservação dos jacarés na Lagoa Grande é mais uma empreitada nossa . Deixem os nossos jacarés em paz! Ali eles apareceram e cresceram, não são forasteiros como muitos não!”

Tracajá também usou o seu site Foto&Grafia e também a coluna de mesmo nome num jornal impresso para difundir a campanha contra a retirada dos jacarés da lagoa.

A Lagoa Grande, local onde os jacarés de papo-amarelo foram encontrados, fica entre os bairros Caseb e Parque Getúlio e está passando por obras de urbanização que incluem drenagem, limpeza e dragagem da lagoa, terraplanagem, abertura e pavimentação da via de contorno que contará com a construção de uma ciclovia e uma pista de cooper, além de outros espaços. A obra que foi orçada em R$ 21,6 milhões está na sua terceira etapa.

A seguir confira um vídeo em que o jacaré da Lagoa Grande aparece tomando sol.

Jamil Souza