Será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) o I Congresso Internacional de Desastres em Massa. O evento acontece entre esta sexta-feira, 30, ao dia 1º de novembro, e pretende reunir representantes de dez países, todos eles com vasta experiência em situações de desastres. O congresso tem o apoio da Prefeitura Municipal.

Estão confirmadas as presenças de especialistas da Inglaterra, Portugal, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai, México e Brasil, bem como contará com participações de agências locais e internacionais que atuam em situações de desastres, a exemplo da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e Secretaria Municipal de Trânsito.

A abertura oficial do evento será às 8h30. Constam na programação a realização de palestras, minicursos e workshop. Entre os assuntos a serem abordados estão: “Protocolo da Interpol para Identificação de Vitimas de Desastres”; “Sistema de Comando de Incidentes”; “Aspectos Jurídicos em Situações de Desastres: Uso de Imagem, Vilipêndio ao Cadáver e Direitos Humanos” e “Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos”.

Já no dia 1º de novembro, no Aeroporto João Durval Carneiro, as atividades contarão com simulações de desastres aéreos e atentado terrorista, válidos como testes para as olimpíadas de 2016, vez que a Chama Olímpica passará por Feira de Santana. Outros exercícios considerados de “inteligência”, segurança e resposta a incidentes estão programados para este dia. (Secom PMFS)