A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) emitiu nota, nesta terça-feira (18), avisando que suspenderá as aulas por falta de transporte público na cidade para os seus estudantes e que apenas a administração permanecerá funcionando na instituição. A Uefs tomou a decisão depois que o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) anunciou que a cidade permanecerá sem os ônibus coletivos urbanos por mais oito dias, já que a expectativa é que os “coletivos” só voltem a circular no meio da próxima semana.

As empresas que operavam o sistema de transporte público em Feira de Santana retiraram os ônibus de circulação no final da manhã do domingo (16). Na última sexta-feira (14), uma nova licitação indicou que a continuidade do serviço será feito por novas empresas. Desde então, o feirense tem se virado como pode para se movimentar na cidade.

Em entrevista coletiva, prefeito José Ronaldo (DEM) anuncia que Feira de Santana ficará sem transporte público por mais 8 dias. (Foto: G. Guirra)
Em coletiva, prefeito José Ronaldo (DEM) anuncia que Feira de Santana ficará sem transporte público por mais 8 dias.

O prefeito esteve reunido para tentar solucionar o problema e, em entrevista coletiva na tarde de hoje (18), disse que, como não houve avanço nas negociações com as empresas que retiraram os ônibus de circulação, um contrato emergencial foi assinado com as novas empresas que venceram a licitação e iriam operar em até seis meses. Com isto, cerca de 170 veículos virão do Rio de Janeiro e São Paulo para operar em Feira de Santana e, espera-se, que até a quarta-feira, dia 26, os ônibus já estejam na circulando na cidade.

Até lá, a população vai ter que se virar com lotações, táxis e o precário serviço de moto-táxis, além é claro, dos famosos e perseguidos “ligeirinhos”- os veículos do transporte irregular.

Confira abaixo a nota da Uefs avisando da suspensão de aulas por falta de transporte público em Feira de Santana.

Uefs suspende as aulas devido à paralisação do transporte coletivo
 
A Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa à comunidade que, em função da paralisação do transporte público coletivo do município, estão suspensas as atividades acadêmicas (aulas) da Instituição, dos turnos diurno e noturno. As atividades administrativas estão mantidas.
 A determinação passará por constante avaliação e, em conformidade com os desdobramentos da situação, poderá ser revogada, o que será comunicado através da internet, no portal www.uefs.br, e dos órgãos de comunicação.
A decisão está baseada na dificuldade de deslocamento dos estudantes.
Para adotar esta medida, a Administração da Uefs aguardou posicionamento oficial da Prefeitura sobre o transporte público urbano, anunciado no final da tarde desta terça-feira (18).
Feira de Santana, 18/8/15            

 

Jamil Souza