A Micareta de Feira de Santana este ano acontece entre os dias 23 a 26 de abril. O acesso de veículos e pedestres ao Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, será controlado a partir do final da tarde da quarta-feira, 22 até a manhã do dia 26. Durante o período da Micareta estarão funcionando 38 portões em pontos estratégicos, sendo 15 deles destinados aos foliões, com disciplinadores e revista por prepostos da Polícia Militar. O esquema de segurança foi definido em reunião na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na tarde de terça-feira, 14.

Os demais portões serão fechados já na quarta-feira, 22, a partir das 18h, um dia antes da abertura oficial da festa, mas com a previsão de grande movimentação no circuito, por conta do desfile de blocos alternativos. Na quinta-feira, 23, o fechamento será às 17h, mesmo horário programado para sexta-feira, 24. Sábado e domingo, 25 e 26, os acessos serão fechados às 9h. A abertura acontecerá sempre às 6h do dia seguinte, ou em casos de emergência.

Os foliões terão acesso à avenida através de portões instalados nos cruzamentos da avenida Presidente Dutra e rua Frei Aureliano e avenida Santo Antônio e rua Francisco Mário;  na avenida João Durval (em frente à MM Auto Peças, Emanoel Souza Advogados Associados, Farmácia Ultramed e DVD Mania); na avenida Maria Quitéria (em frente à antiga Decarga, Rodobens, Ci Planta e Geral Tec); e avenida Presidente Dutra (em frente à Rodoviária e César Automóveis).

Haverá portões de acesso para os foliões também na avenida Santo Antônio (ao lado do Bar Mangueira) e rua Felinto Marques Cerqueita (em frente à Tratores Bahia).  Em cada um desses locais estarão atuando policiais militares, guardas municipais e seguranças de portão. Haverá segurança também nas ruas adjacentes ao circuito da folia. A ação da PM terá início na quarta-feira.

Participaram da reunião os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Pinto Cordeiro; de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes; e de Transporte e Trânsito, Ebenezer Tuy; além de representantes da Polícia Militar. (Secom/PMFS)