Agora é real, o Aeroporto de Feira de Santana vai ter voos regulares. O voo inaugural contou com a presença do governador Jaques Wagner que junto com um grupo pessoas pousou numa aeronave da Azul Linhas Aéreas, por volta do meio dia desta quarta-feira (10). Após quase trinta anos de sua existência, o Aeroporto Governador João Durval Carneiro passará finalmente a funcionar com voos regulares.

Fundado em 1985, o aeroporto da maior cidade do interior da Bahia nunca tinha recebido um voo comercial antes.

Inicialmente serão três voos regulares por semana e o primeiro deles acontece no próximo dia 28 com destino a Minas Gerais. A empresa Azul que explora o serviço, pretende ampliar os voos regulares partindo de Feira de Santana.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai fazer apenas o transporte de passageiros, mas, informou que tem o interesse em ampliar e explorar o mercado de transporte de cargas.  Além da Azul, outras empresas já podem operar em Feira de Santana.

Fundado em 1985, finalmente o Aeroporto de Feira vai operar comercialmente com voos regulares de passageiros.
Fundado em 1985, finalmente o Aeroporto de Feira vai operar comercialmente com voos regulares de passageiros.

Para estimular, o Governo do Estado tem adotado uma política de incentivos, com redução do ICMS cobrado no combustível das aeronaves. A redução do imposto varia de acordo com o número de municípios do Estado atendidos pela empresa postulante. Podendo a alíquota do ICMS variar entre a mais baixa, 7% para as empresas aéreas que alcançarem dez ou mais municípios, e 14% para as que alcançarem seis municípios.

O governo informa que investiu a quantia de R$ 5 milhões nas obras de melhoria e construção da nova infraestrutura do aeroporto de Feira. Foram feitas obras de recuperação da pista de pouso e decolagem, e requalificação do terminal de passageiros.  Agora, é só preparar as malas e embarcar aqui mesmo em Feira de Santana, sem o velho transtorno de encarar o trânsito da BR 324.

Por Jamil Souza.