Bruno Quintella, que também é jornalista, esteve em Feira de Santana na noite desta segunda-feira (19) e participou de um debate sobre Jornalismo Investigativo promovido pelo curso de jornalismo de uma universidade particular da cidade. A visita de Bruno também teve a finalidade de divulgar um documentário que destaca o trabalho do seu pai, o jornalista da Tv Globo Tim Lopes que se dedicava ao trabalho investigativo e que foi violentamente assassinado por bandidos da Vila Cruzeiro, Complexo do Alemão no Rio de Janeiro em 2002, após uma série de reportagens sobre o tráfico na comunidade e o abuso de menores em bailes funk.

O filme documentário Tim Lopes – Histórias de Arcanjo já é vencedor de prêmios inclusive o de melhor filme estrangeiro no Festival de San Diego, EUA e será lançado no Brasil no mês de junho em todos os cinemas. O filho de Tim Lopes assina o roteiro do longa que tem a direção de Guilherme Azevedo.

Assim como Tim Lopes, Bruno Quintella escolheu o jornalismo como ofício e a semelhança com seu pai não para por aí, já que ele também é funcionário da Rede Globo e atua como jornalista da TV Globo e da Globo News. (Foto: Jamil Souza)
Assim como Tim Lopes, Bruno Quintella também é funcionário da Rede Globo e atua como jornalista da TV Globo e da Globo News. (Foto: Jamil Souza)

Assim como Tim Lopes, Bruno escolheu o jornalismo como ofício e a semelhança com seu pai não para por aí, já que ele também é funcionário da Rede Globo e atua como jornalista da TV Globo e da Globo News.

O debate em Feira de Santana teve por tema Os Desafios do Jornalismo Investigativo, foi mediado pelo professor e jornalista Andrews Pedra Branca e contou com a presença de professores, estudantes e profissionais da imprensa. Além de Bruno Quintella, participaram a vice-diretora Regional Nordeste do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) Marly Caldas e o professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Dannilo Duarte, que lançou o livro Jornalismo Policial na Televisão Brasileira: gênero e modo de endereçamento.

Durante sua palestra, Bruno Quintella apresentou um pequeno trecho do filme para os presentes e em seguida respondeu perguntas da platéia e concedeu algumas entrevistas. Falando para a reportagem do Blog Bahia Geral, ele mencionou que o jornalista deve reconhecer a importância das pessoas, o foco deve estar nelas: “O ser humano acima de tudo”.

Na opinião de Bruno, o principal legado de Tim Lopes para todos os jornalistas está na ênfase dada às pessoas. “[Tim Lopes] falava o seguinte: a boa matéria não está nos lugares, a boa matéria está nas pessoas”. Para Quintella, o lugar e a circunstância podem determinar muito uma matéria, mas, “o que é importante é a pessoa.” “Eu acho que o ser humano é o grande furo de reportagem” concluiu. (Ainda iremos atualizar esta matéria com a íntegra da entrevista do filho de Tim Lopes para o BBG, aguarde!)

O jornalista Bruno Quintela vai permanecer um pouco mais na Bahia. Nesta terça-feira (20), ele estará em Salvador, onde também irá divulgar o documentário sobre o repórter Tim Lopes.

Jamil Souza