Violência e insegurança deixam assustados os moradores e comerciantes do Tomba, um dos maiores bairros de Feira de Santana. Bandidos explodiram e roubaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica na Praça Macário Barreto, deixando tudo praticamente destruído. De acordo com moradores e comerciantes locais, o crime teria acontecido entre 2:30 e 3:00hs da madrugada deste sábado (25). Esta é a segunda investida dos criminosos contra os caixas eletrônicos da praça, desta vez a ação dos bandidos foi mais ousada e violenta, eles levaram os equipamentos e deixaram apenas os destroços da estrutura do caixa.

A “Praça do Tomba”, como é chamada carinhosamente por moradores e frequentadores, é o principal centro comercial deste populoso bairro de Feira de Santana onde residem cerca de 55 mil pessoas e tem um comércio forte e bastante desenvolvido. É nesta praça onde se realiza a tradicional feira livre e fica o mercado de carne que é ladeado por vários boxes que oferecem variados serviços que vão do corte de cabelo á venda de bebidas e comidas. Além de vários outros estabelecimentos comerciais de pequeno e grande porte e lojas de comercio variados tais como: supermercados, clínicas médicas e matérias de construção e hotéis.

O caixa eletrônico está ao lado do posto da PM desativado.
O caixa eletrônico está ao lado do posto da PM que foi desativado.

Quando houve a primeira tentativa de roubo nos caixas eletrônicos da praça o prejuízo físico foi visivelmente menor. Apesar disto, a ação criminosa resultou na desativação dos dois caixas pelo Banco Bradesco o que trouxe prejuízo para comunidade. Com o episódio desta madrugada e a completa destruição do caixa do Banco do Brasil, a comunidade vai ficar sem mais esta opção e terão que se dirigir para o centro da cidade.

Sempre muito movimentada, a Praça do Tomba tem registrado nos últimos meses um crescente número de roubos. Até assassinatos e tiroteios aconteceram na praça. Segundo moradores e comerciantes da região, a violência e insegurança aumentaram depois da desativação do posto da Polícia Militar que ainda existe. Esta situação levou a comunidade a realizar um protesto que parou o trânsito e fechou lojas para paralisando o comércio durante uma manhã inteira. Segundo autoridades policias, rondas têm sido realizadas com frequência não somente na praça principal, mas também nos outros 17 sub bairros do Tomba. Policiar um bairro que possui uma grande extensão territorial tem sido um enorme desafio para polícia. Curiosamente, os dois caixas eletrônicos que existiam na praça ficavam ao lado do posto da polícia que foi desativado.

Confira as fotos da destruição do caixa eletrônico do Banco do Brasil na Praça do Tomba.

Jamil Souza