A catastrófica situação do transporte público em Feira de Santana tem virado matéria fixa na redação do Bahia Geral e do Programa De Frente Com A Notícia. Além de uma frota velha e de um serviço ineficiente a população feirense sofre com o alto preço da passagem do ônibus coletivo urbano e acaba tendo de se submeter ao risco de um transporte alternativo, seja fazendo uso dos famosos “ligeirinhos”, dos moto-boys ou outras opções arriscadas.

Apesar da redução de 15 centavos por conta das manifestações que ocorreram em todo o Brasil e também em Feira de Santana no mês de junho do ano passado (#PorMaisQueVinteCentavos, #PorMuitoMais, #OGiganteAcordou, #VemPraRuaFSA), o preço da passagem praticado aqui ainda é um dos mais elevados do Nordeste, incluindo algumas capitais.

A deficiência do transporte público em Feira de Santana tem ocasionado um grande aumento de motocicletas pela cidade, principalmente as de 50 cilindradas que por ter um custo mais acessível e, por isso têm sido a principal escolha de trabalhadores e estudantes ávidos por chegar nos seus destinos sem atrasos.  Lamentavelmente, por oferecer pouca segurança esses veículos leves têm vitimado muitos trabalhadores e outros cidadãos feirenses.

Agora oficialmente, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana reconhece algumas das mazelas do serviço de transporte coletivo urbano ofertado na cidade. Alguns velhos problemas e que de tão frequentes se tornaram familiares do cidadão feirense tais como: constantes atrasos, descumprimentos de horários, itinerário, falta de manutenção e sinalização dos veículos (para citar apenas alguns) foram reconhecidos pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) do município.  Em matéria publicada no site da Secretaria de Comunicação, nessa sexta-feira (3), a prefeitura divulgou as ações da SMTT para combater “as irregularidades no transporte público regular”.

Por conta de problemas elétricos alguns ônibus coletivos pegaram fogo, causando prejuízo e deixando a população assustada. A exemplo deste veículo da Empresa 18 de Setembro que por pouco não deixou vítimas fatais.
Em 2013, por conta de problemas elétricos alguns ônibus coletivos pegaram fogo, causando prejuízo e deixando a população assustada. A exemplo deste veículo da Empresa 18 de Setembro que por pouco não deixou vítimas fatais.

De acordo com a prefeitura, em 2013 a SMTT fez mais de 800 notificações durante as fiscalizações que, ainda conforme a matéria, ocorreram em diversos bairros da cidade. Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, a fiscalização visa “proporcionar aos feirenses um transporte público de mais qualidade e conforto”. O secretário precisa urgentemente compreender que é necessário uma ação mais enérgica não só de sua pasta, mas de todo o executivo feirense para que haja uma melhoria do transporte público em Feira de Santana. Apenas notificações de nada valerão sem esta ação mais firme no combate às muitas irregularidades e ao desrespeito praticado pelas empresas do transporte coletivo para com os cidadãos desta cidade.

Uma vez que estes problemas tão familiares do trabalhador feirense foram oficialmente reconhecidos pelo poder público municipal, nós desta redação e certamente, toda a população de Feira de Santana esperamos ações mais efetivas e pontuais com o fim de sanar os velhos problemas do transporte público oficial. Espera-se do chefe do executivo feirense um envolvimento direto na busca destas soluções.

Os problemas são velhos, mas, plenamente possíveis de ser resolvidos. Para isso, basta vontade política. Com a palavra o Prefeito José Ronaldo de Carvalho, chefe do Executivo feirense e toda Câmara de Vereadores já que estas questões também envolvem ações do Legislativo municipal.

Jamil Souza