Profissionais da imprensa em meio ao lixo que acumulou-se durante todo o sábado e ficou até o domingo por volta das 23:00hs.

 

Os pequenos veículos de comunicação que não dispõem de muita grana ou que não conseguem patrocínio da Prefeitura Municipal ou de deputados ligados ao prefeito ou a qualquer outro político para montarem camarotes suntuosos e exclusivos sofrem o desrespeito e descaso por parte da organização da Micareta de Feira de Santana e são obrigados a trabalhar em condições vergonhosas. O camarote disponibilizado para os correspondentes de sites de notícias, blogs e de emissoras de Rádio de cidades como São Gonçalo, Cruz das Almas, Coração de Maria e de Feira de Santana é pequeno, com péssima iluminação e sem cadeiras suficientes para todos, um verdadeiro desrespeito e uma afronta aos profissionais que se servem do espaço que este ano chamou-se Camarote Divulga Folia.

Os profissionais da imprensa que utilizam o referido camarote receberam a visita de autoridades importantes, tais como: o Cineasta e Diretor Geral do IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), Pola Ribeiro, o Deputado Estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (que visitou o espaço em várias oportunidades) e o Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robson Almeida. E todos, sem exceção, tiveram que ser entrevistados em pé por falta de assentos no local.

Além da sujeira que se acumula por falta de recolhimento do lixo no camarote, escolhi um símbolo do flagrante desrespeito e prova irrefutável do descaso a que os profissionais da “pequena”, mas, não menos importante, imprensa que cobre a Micareta de Feira 2012, foram submetidos pela Secretaria de Comunicação. O símbolo escolhido foi uma pequena geladeira, um frigobar, para ser mais exato. O aparelho que deveria servir para gelar a água nele colocada por servidores da prefeitura, apenas serve de enfeite e acaba por cumprir uma papel contrário ao seu propósito, já que aquece a água. Vez por outra os profissionais da imprensa recebiam para beber com a água quente fornecida pela prefeitura, umas bandejas com salgados, estes sim frios. O trabalho foi regado a água quente e pão frio. O lixo dividiu espaço com os profissionais até por volta das 23:00hs quando foi retirado com ajuda de gente da imprensa.

Geladeira de enfeite no Camarote Divulga Folia. Pão e água quente.

Lamentável esta constatação, já que no ano passado a Prefeitura de Feira disponibilizou um espaço bem melhor que o deste ano que recebeu o nome de Camarote da Mídia. Em 2011 o camarote foi melhor iluminado, mais arejado e não sofreu descaso dos organizadores da festa. Não sei se o espaço foi melhor porque era usado também pelos profissionais da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

“As instalações deste ano são piores do que as do ano passado que, por sua vez, foram piores do que as do ano anterior” afirmou Emanoel Freitas organizador do site Viva Feira. Que também reclamou do não cumprimento dos horários para desfiles das atrações da festa e da costumeira fila de trios que se formam no final da festa. Neste momento os trios se empurram e a confusão sonora é geral, já que ficam muito próximos um do outro.

Por Jamil Souza