Conferência que teve início nesta quarta-feira e prossegue hoje, quinta-feira, às 8h30, no Maestro Miro

Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente

Feira de Santana deu início nesta quarta-feira (7) às discussões sobre o fortalecimento das políticas públicas e da rede de atenção e proteção de menores dos 17 municípios do Portal do Sertão. A Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente ainda continua nesta quinta-feira (8) no Centro de Cultura Maestro Miro, no bairro Muchila.

A programação foi aberta ontem com apresentação cultural do grupo de estudantes da Creche Tio Jonas, que funciona no Parque Brasil, no bairro Conceição. A Conferência reúne representantes de órgãos públicos, entidades e adolescentes.

Durante solenidade de abertura do encontro, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Walter Ribeiro Costa Júnior destacou a importância de garantir o cumprimento das leis e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Ainda nos deparamos com fatos que desrespeitam as leis de proteção a crianças e adolescentes. Precisamos intensificar os debates e assegurar os direitos desses cidadãos”, declara.

O diretor do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pablo Roberto Silva, ressaltou a necessidade de fortalecimento dos conselhos tutelares do Portal do Sertão. “Os Conselhos Tutelares são ferramentas indispensáveis para proteção de crianças e adolescentes. É preciso que se trabalhe para estruturar estes equipamentos e dar condições para os conselheiros atuarem”, afirma.

A Conferência prossegue nesta quinta-feira (8), a partir das 8h30, a Conferência será aberta com apresentações culturais. Haverá, ainda, a discussão e aprovação das propostas elaboradas pelos Grupos de Trabalho. À tarde, a partir das 13h30, acontece a reunião dos segmentos e eleição dos delegados.