O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), fala sobre as polêmicas obras do BRT no centro da cidade, da retirada de mais de 150 árvores da Avenida Getúlio Vargas, da crise do transporte público que deixou a população da segunda maior cidade da Bahia sem ônibus coletivos por mais de uma semana e dos muitos protestos em redes sociais e nas avenidas do centro da cidade. O prefeito, que está no seu terceiro mandato e que venceu todas as quatro últimas eleições municipais da cidade, concedeu entrevista ao Blog Bahia Geral na noite desta terça-feira, 25, véspera do retorno de alguns ônibus coletivos contratados emergencialmente e que começaram a circular na quarta-feira (26).

As obras do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus – Bus Rapid Transit) de Feira de Santana já podem ser consideradas uma das grandes polêmicas do transporte público da Bahia. A um custo de quase R$ 90 milhões, bem menos de 20% serão investidos no corredor de ônibus exclusivo que será construído na região central da cidade, responsável pela retirada das quase duzentas árvores da Av. Getúlio Vargas. A maior parte dos recursos, cerca de R$ 70 milhões, serão gastos na construção de dois túneis no cruzamento entre avenidas principais do centro de Feira de Santana.

Durante 20 minutos o prefeito José Ronaldo falou para Jamil Souza sobre a crise do transporte público, obras do polêmico BRT e as manifestações contrárias. (Foto: Equipe BBG)
Durante 20 minutos o prefeito José Ronaldo falou para Jamil Souza sobre a crise do transporte público, obras do polêmico BRT e as manifestações contrárias. (Foto: Equipe BBG)

Durante a entrevista, o prefeito José Ronaldo (DEM) falou, dentre outras coisas, que os que hoje criticam as obras do BRT irão elogiar no futuro.

Citando obras do seu mandato anterior para exemplificar, argumentou: “No passado criticaram os viadutos, hoje aplaudem”. “Bem breve, com fé em Deus, vão aplaudir essas passagens que nós estamos fazendo com esses túneis [do BRT]”, concluiu.

O prefeito disse também que “algumas” imagens veiculadas de árvores sendo arrancadas e cortadas que foram publicadas nas redes sociais são “mentirosas”. Quanto aos protestos, José Ronaldo disse que “o direito do protesto todas as pessoas têm”, que “ninguém pode impedir” as pessoas de ter suas opiniões e que as divergências fazem a “cidade florescer”.

O início das polêmicas obras do BRT está sendo marcado por muitos protestos. Até mesmo vigílias e piqueniques foram realizados como forma de protesto no final de semana passado e outras manifestações já estão sendo organizadas.

Confira a seguir o áudio com a íntegra da entrevista.

Por Jamil Souza