A greve dos professores da Rede Municipal de Feira de Santana foi marcada por ocupações de prédios públicos por integrantes da APLB, o sindicato dos servidores em educação, e também pela ausência de um diálogo franco e aberto entre professores e o Governo Municipal. Como em outros embates, sindicalistas e o poder público confrontaram-se nas redes sociais e nos meios de comunicação tradicionais – Radio, TV, sites e blogs de notícias, em busca do apoio de pais, alunos e comunidade em geral.

Os professores iniciaram a paralisação de suas atividades em 11 de março. A greve prosseguiu, apesar de ser declarada ilegal, e a decisão de encerrar o movimento, só aconteceu em assembleia realizada no dia 29. “A grande perdedora foi a educação pública, as crianças”, alfinetou jornalista Janio Rego, do Blog Feira, ao comentar o fim da greve dos professores municipais.

Janio Rego usou o Twitter para resumir a greve dos professores da Rede Municipal. (Print do Twiter) Clique para ampliar!

Polêmico, Janio Rego usou sua conta pessoal no Twitter para resumir a paralisação dos professores e disse que a greve serviu para duas coisas: 1 – causar enorme desgaste para APLB e a Professora Marlede Oliveira, figura de destaque do sindicato e um de seus principais articuladores; e 2 – revelar a “face intransigente” do prefeito Colbert Martins Filho (MDB).

Durante essa greve, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal e até o prédio da Secretaria Municipal foram ocupados por professores manifestantes. Numa dessa ocasiões, o Prefeito Colbert Martins da Silva Filho (MDB) deu autorização para que a Guarda Municipal trancasse, à chaves, o prédio da Prefeitura impedindo a entrada ou saída dos manifestantes. Presos no prédio, os professores usaram as redes sociais para manifestar suas críticas ao gestor municipal.

Segundo nota da APLB, a decisão pelo encerramento do movimento grevista só aconteceu “após a solicitação do retorno às atividades ter sido feita pelo próprio Prefeito do Município, Colbert Martins Filho”, ao comando da greve. A audiência com o prefeito e que pôs fim à greve dos professores aconteceu, não no prédio da Prefeitura, como seria de se esperar, mas, no Hotel Acalanto. A reunião contou com a presença dos Secretários Justiniano França, de Serviços Públicos, e Paulo Aquino, de Governo.

“A grande perdedora foi a educação pública, as crianças”, alfinetou jornalista Janio Rego. (Foto: Facebook Pessoal)

Apesar das críticas de Janio Rego, a APLB considerou que o movimento grevista saiu-se vitorioso. A LUTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO GARANTE CONQUISTAS E ENCERRAMENTO DA GREVE DA REDE MUNICIPAL, foi o título da nota enviada à imprensa, pelo sindicato, para comunicar o resultado da assembleia que pôs fim à greve.