O caminho do sucesso todo mundo busca. No relato, a seguir, iremos ver algo mais que isto. Veremos o quanto é importante confiar em si mesmo, ser senhor do próprio destino e ter perseverança. Feira de Santana, como em tantas outras partes desse país continental, está cheia de exemplos assim. Por aqui, muitos têm buscado sucesso por meio da leitura e da busca do conhecimento.

Para ter sucesso, o que vocês têm que fazer é algo que gostem. O conselho já é conhecido de todos, mas dessa vez partiu de alguém especial: Lucas Macedo, o jovem que, de aluno, tornou-se professor do Pré-Vestibular Cidadão, oferecido pela Prefeitura, em Feira de Santana, a estudantes que não podem pagar o cursinho na iniciativa privada. Ele enfrentou e perdeu três vezes o vestibular, até conseguir concretizar o seu sonho, ser aprovado em História.

Lucas Macedo está entre os professores que irão ministrar aulas nas 11 disciplinas do curso Pré-Vestibular Cidadão 2018. (Foto: Secom PMFS)

O agora professor no mesmo curso que frequentou como aluno confessou a paixão por História e deu este testemunho de perseverança diante de dezenas de pessoas, durante a aula magna do Pré-Vestibular Cidadão 2018, realizada na noite de segunda-feira, 5, na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Este ano ele se despede da participação no programa gratuito mantido pelo Governo Municipal. “A leitura é sempre algo prazeroso. E vocês me fizeram ver o quanto gosto de ser professor”, revelou.

O jovem recordou-se das cobranças da mãe, “que queria um filho um pouquinho melhor”. Até os 18 anos, observa, suas prioridades eram outras, “ficar em casa descansando”. Então, diz que resolveu estudar bastante para prestar vestibular. Queria fazer História. “Quando chegou o resultado, fui reprovado. Mais uma vez fiz o vestibular, tornei a ser reprovado. Então fiz Letras e passei, mas não era o que eu queria. Tentei pela terceira vez para História, e pela terceira vez fui reprovado. Na quarta tentativa, passei”.

Além do depoimento sobre a sua superação, Lucas Macedo apresentou outros argumentos motivacionais para o público. O filme de Alice no País das Maravilhas, descobrindo um mundo novo e fantástico, foi abordado. Ele alertou aos alunos que não existe mundo maravilhoso, tornando necessário às pessoas terem “foco e perseverança, definindo o caminho a seguir e onde querem chegar, tendo nos estudos uma ferramenta capaz de possibilitar a concretização de sonhos”.

Falou da história de um corretor de seguros que não gostava da profissão. Este homem, então, investiu em terras, nos Estados Unidos, à procura de ouro. Mas desistiu facilmente deste sonho. Um outro investidor, que adquiriu as terras dele, acabou encontrando a maior pepita de ouro que se tem notícias. O fato, na opinião de Lucas, leva à reflexão de que “tudo o que você precisa é cavar um metro a mais; todos precisam insistir, para atingir seus objetivos”.

Concorrido, curso tem 300 estudantes em cadastro de reserva

O curso gratuito é uma ferramenta de inclusão social transformadora da sociedade, por dar oportunidade de ascensão às famílias de baixo poder aquisitivo, é o que afirma o professor e sociólogo Ildes Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso). (Foto: Secom PMFS)

A credibilidade do Pré-Vestibular Cidadão, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), resulta numa disputa  pelas vagas. Além dos 240 estudantes que iniciam  o ano letivo, aberto nesta terça-feira, 06, outros 300, aproximadamente, estão compondo  cadastro de reserva, na expectativa de alguma desistência – algo raro neste curso gratuito.

Mantido totalmente com recursos próprios do Município, o Pré-Vestibular Cidadão é destinado  a estudantes que, comprovadamente, residam em Feira de Santana. Outra exigência é que possua cadastro no Número de Inscrição Social (NIS), comprovando fazer parte de famílias de baixo poder aquisitivo.

Quem não mantiver frequência pode perder a vaga

Devido a grande concorrência, o secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Ildes Ferreira, alerta aos 240 alunos que estão iniciando os estudos no  pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana para a necessidade de que mantenham a frequência, visando não perder a vaga. Também solicita a que for aprovado em algum vestibular este ano que nos informe, para incluirmos na lista dos vitoriosos, o que estimula a tantos outros a participar. Em sua análise, o curso gratuito é uma ferramenta de inclusão social transformadora da sociedade, por dar oportunidade de ascensão às famílias de baixo poder aquisitivo.

Empenho nos estudos, para tornar sonho uma realidade

Convidada para a proferir a aula magna do Pré-Vestibular Cidadão 2018, a professora Ana Rita Neves, ex-secretária municipal de Educação, despertou os alunos para a possibilidade de “tornar os sonhos e desejos uma realidade a ser conquistada, com empenho e dedicação focados nos estudos”.

Além de Lucas Macedo, falou a professora Ana Rita Neves, ex-secretária municipal de Educação, convidada para a proferir a aula magna do Pré-Vestibular Cidadão 2018. (Foto: Secom PMFS)

Professores das 11 disciplinas são apresentados

O evento de abertura do Pré-Vestibular Cidadão 2018 também foi uma oportunidade para apresentação dos professores que irão ministrar as aulas nas 11 disciplinas do curso. As aulas serão ministradas de segunda a sábado, das 18h50 às 21h50, de forma intensiva, com duração de um ano.

Aula inaugural também teve homenagens

A solenidade de abertura do Pré-Vestibular Cidadão 2018 teve homenagens pelo Dia da Mulher, que ocorre oficialmente nesta quinta-feira, dia 8, sorteio de um notebook dentre 39 ex-alunos aprovados em vestibulares e ainda a entrega de placas comemorativas. (Fonte: Secom PMFS)