Compreendendo que a construção de um mundo melhor perpassa pelas ações que tomamos na nossa cidade, bairro e casa, jovens de Feira de Santana e que integram o grupo Sou Ubuntu, desenvolvem atividades solidárias e defendem a transformação social por meio da educação gratuita e de qualidade. Imbuídos deste pensamento, organizam a 2ª Roda de Conversa em Educação e, desta vez, trazem o respeitado educador José Pacheco.

O evento acontecerá terça-feira (5), às 18h30min, no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana. A entrada será livre, mas, os jovens do Sou Ubuntu avisam, aos que puderem e desejem, que levem 1kg de alimento ou roupas usadas que, certamente, serão destinados aos mais necessitados.

A 2ª Roda de Conversa em Educação é organizado pelo grupo Sou Ubuntu, em parceria com o PIBID-UEFS e com o apoio de diversas instituições de ensino da cidade.

A seguir, conheça um pouco mais do Sou Ubuntu e do educador José Pacheco.

A seguir, com informações de Valter Vinicius Ramos de Andrade, membro do Sou Ubuntu, conheça um pouco mais sobre o grupo e o educador José Pacheco.

RODA DE CONVERSA COM JOSÉ PACHECO – UM DOS MAIORES EDUCADORES DO MUNDO.

O grupo Sou Ubuntu deseja participar de forma ativa e consciente na mudança do mundo. Indignados com a sociedade de seu tempo, os integrantes acreditam na transformação social, sobretudo, através da educação.

Abraçados aos valores de Solidariedade e Empatia, conduzidos pelos sentimentos de Amor e Respeito ao próximo, o grupo distribui semanalmente Café Solidário a cidadãos em situação de rua; presta apoio à Casa de Amparo ao Idoso com Câncer; realiza atividades na Comunidade Quilombo Lucas da Feira; além de ajudar diversas famílias em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, visando ir para além da assistência, que apesar de necessária não altera a realidade substancial dessas pessoas, o grupo abraça o projeto e assumi a responsabilidade de construir uma escola gratuita em Feira de Santana, lançando-se na difícil e árdua, mas satisfatória, missão de transformação social.

A Comunidade de Aprendizagem Ubuntu sacia sua sede de mudança (educacional) na fonte de inspiração alimentada pela experiência precursora da Escola da Ponte de Portugal; pelas escolas da Finlândia, país referencia em educação no mundo, bem como pelas experiências educacionais brasileiras, da Escola do Projeto Âncora e da Cidade Escola Ayni, entre outras.

Diante disso, e dando continuidade aos seus passos iniciais na área da educação, o grupo Sou Ubuntu, em parceria com o PIBID-UEFS e com o apoio de diversas instituições de ensino da cidade, realizará a 2ª Roda de Conversa em Educação, desta vez com um dos maiores educadores do mundo, José Pacheco.

O Educador José Pacheco é mestre em Ciência da Educação pela Universidade do Porto, idealizador da Escola da Ponte de Portugal, instituição que se notabilizou no mundo pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, assim como autor de inúmeros livros e artigos sobre educação, além de ser colaborador na realização de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil.

O evento acontecerá no dia 05 de dezembro, às 18h30min, no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana. A entrada será livre, mas se puderem, ajudem-nos a ajudar doando 1kg de alimento e/ou roupas usadas.

Por Jamil Souza