Profissionais designados pelo MEC avaliam questões como infraestrutura, acervo bibliográfico e corpo docente da Uefs. (Foto: Ascom Uefs)
Profissionais designados pelo MEC avaliam questões como infraestrutura, acervo bibliográfico e corpo docente da Uefs. (Foto: Ascom Uefs)

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está sendo avaliada por uma comissão do Ministério da Educação (MEC) para fins de recredenciamento institucional para habilitação da oferta de cursos na modalidade Educação à Distância (EAD). Com isso, poderá surgir a EAD Uefs que ofertará cursos à distância. Estão sendo realizadas reuniões com gestores, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos. A agenda de trabalhos da comissão se encerra nesta quarta-feira (22).

A avaliação é realizada por profissionais designados pelo MEC e questões como infraestrutura, acervo bibliográfico, corpo docente, políticas de apoio aos discentes e qualificação do quadro de funcionários estão sendo analisados.

Nos três dias de provas, os ausentes foram 1.848, o equivalente a 15,9%. Quase a totalidade das faltas foi registrada domingo (15), primeiro dia de provas.
Entrada da Uefs em dia de vestibular. (Fotos: Ascom Uefs)

A coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Uefs, professora Iraildes Juliano, destacou a importância do trabalho da comissão e das possibilidades de atuação da instituição através da modalidade EAD.       “A Uefs já oferece dois cursos de graduação à distância e a intenção da instituição é fomentar a oferta de cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação e outras ações que utilizem as tecnologias de informação e comunicação”, afirmou.

EAD Uefs

A Uefs promoveu em 2013 a primeira seleção para graduação em educação a distância. Foram oferecidas 200 vagas para os cursos de Letras Português e Pedagogia. Destas, 90% foram destinadas a professores em exercício sem formação inicial residentes nos municípios do Território de Identidade Bacia do Jacuípe e 10% para atender a uma demanda social da região. Os cursos são oferecidos na modalidade semi-presencial e o pólo presencial é no município de Pintadas. O Território de Identidade Bacia do Jacuípe é constituído por 14 municípios.

UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema, instituído pelo Governo Federal, integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior através da metodologia da educação à distância. O público prioritário é formado por professores que atuam na educação básica da rede pública, seguidos de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica. Fonte: Ascom Uefs