Libras é a Língua Brasileira de Sinais
Libras é a Língua Brasileira de Sinais

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura de Feira de Santana informa que mais treze intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram contratados pela Secretaria de Educação através de seleção pública simplificada. Os novos contratados começam a atuar nas escolas municipais na próxima segunda-feira, 13.

A quantidade de intérpretes de Libras que já foram contratados e o número total dos que estão atuando na Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana não foi informada pela prefeitura. Nossa redação já solicitou essa informação.

Os novos profissionais foram empossados no último dia 6 e estão sendo encaminhados para as unidades de ensino que têm alunos surdos. Os intérpretes de Libras vão atuar com carga horária de 20 horas semanais e serão distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno, conforme a demanda das escolas.

Atuação

O intérprete de Libras é o profissional que domina a língua de sinais falada no país onde exerce a função, servindo, no caso da Rede Municipal de Ensino, como facilitador no processo de comunicação entre professores e alunos. No ano de 2015, de acordo com dados da matrícula, 100 alunos surdos frequentaram aulas na Rede.

“Reconhecemos a importância desses profissionais para a educação dos nossos alunos, por isso, escolas de grande porte como a Maria Antonia da Costa (Santa Mônica), Dr. Colbert Martins da Silva (Jaguara), Joselito Amorim (Centro) e Ana Brandoa (Tomba) vão receber os intérpretes para auxiliar no trabalho dos professores em sala de aula”, destaca a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. Fonte: Secom PMFS