A importância do ensino técnico foi exaltada pelo ministro da Educação, Renato Janine, ao participar da cerimônia de abertura da WorldSikills Competition, em São Paulo, na noite de ontem (11). O evento é uma competição de educação profissional que começa hoje (12) e vai até sábado (15). “A educação profissional, que é para o Brasil de hoje e do futuro, é uma das políticas centrais para promover o desenvolvimento pessoal, socioeconômico e, ao mesmo tempo, acelerar o ritmo da produtividade e da competitividade”, disse Renato Janine ao discursar.

No WorldSikills Competition são 1,2 mil competidores de 60 países, com especialização em 50 ocupações técnicas e com até 22 anos de idade. Especialistas em áreas como mecatrônica, desenho mecânico, marcenaria, soldagem, eletricidade industrial, web design e confeitaria participarão de provas, em que deverão executar tarefas cotidianas do trabalho em empresas. O Brasil terá 56 participantes na competição.

Para os competidores, o ministro disse que “o importante é competir. A primeira e mais importante competição é aquela que fazemos com nós mesmos. O desejo de superação, de ultrapassar nossos próprios limites, deve vir antes do desejo de vencer o outro”. (Agência Brasil)