No dia em que se comemora a luta pela Independência do Brasil na Bahia, a história do estado ganha mais um espaço de valorização, além das ações que são realizadas durante o mês de julho e do tradicional desfile: o novo site da Biblioteca Virtual Dois de Julho. O espaço virtual denominado Consuelo Pondé de Sena – em homenagem à historiadora que presidiu o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) por 19 anos e faleceu em maio deste ano – foi lançado na tarde desta quinta-feira (2), em cerimônia realizada no Palácio Rio Branco.

Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), juntamente com a Fundação Pedro Calmon, o evento teve a participação do governador Rui Costa, do secretário de Cultura, Jorge Portugal, autoridades e familiares de Consuelo Pondé, que conheceram o novo espaço virtual. Na ocasião, o governador falou sobre a importância de valorizar quem marcou a história do estado.

Presente no evento, Eduardo Pondé de Sena lembrou a história da mãe, Consuelo. “Nós agradecemos a iniciativa de homenagear minha mãe, cuja história está intimamente ligada ao desse acervo. Ela me ensinou, desde pequeno, sobre a consolidação da independência brasileira nessa data, o 2 de Julho, e o quanto ela sonhava com o resgate e conservação da história baiana”.

Novidades

Entre as novidades do site estão a revista eletrônica trimestral ‘Bahia com História’, também lançada nesta quinta (2), que promove a divulgação da história a partir de temas diversos, subdivididos em sessões e que na primeira edição recebeu o tema ‘Dois de Julho’; além de estrutura e plataforma que oferecem mais facilidades na navegação. A nova versão do site tem conteúdo inteiramente dedicado à história baiana, com dossiês temáticos e exposições virtuais. Todo o acervo está disponível para pesquisadores, estudantes, curiosos e interessados na trajetória econômica, cultural e religiosa da Bahia. Livros, periódicos eletrônicos, resenhas, revistas e acervos especiais que abordam temas relacionados à fundação e características que formam o estado da Bahia podem ser encontrados no site.

O objetivo da Biblioteca Dois de Julho é atrair os jovens autores, pesquisadores e acadêmicos para que a produção de determinados conteúdos específicos sobre o estado não fique restrita às universidades, mas possa ser disponibilizada e acessada pelo público. A unidade virtual disponibiliza conteúdo multimídia e interativo, além de remeter o leitor a outros espaços virtuais, onde os textos e materiais podem ser consultados em seus endereços de origem. (Secom Ba)