Os estudantes do Colégio Estadual de Plataforma participaram nesta terça-feira (30/09), de uma aula especial. Com a participação da engenheira da National Aeronautics and Space Administration (NASA), Dra. Zanaib Nagin Cox, os alunos assistiram à palestra intitulada Mulheres e Carreiras Científicas: como chegar lá?, que destacou os desafios de atingir os objetivos profissionais. O encontro foi uma parceria entre Programa Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e o Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciência Naturais da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A Dra. Zanaib Nagin Cox exibiu um vídeo que mostrava a sua equipe comemorando o pouso do robô Curiosity no solo do planeta de Marte. “Quando tive meus primeiros sonhos com a Nasa, aos 10 anos, esse era o momento em que buscava viver”, explicou. “Fui criada numa família que impunha muitas regras. E uma delas é que existia um caminho para o homem e outro para a mulher. O importante é que eu sabia onde queria chegar”, destaca a engenheira.

Estudante da 8ª série, Chayene Ferreira de Jesus, ressalta que palestras como essa incentivam os estudantes a terem mais determinação para alcançar seus objetivos. “Poder assistir uma profissional passar suas experiências é muito legal. Às vezes, sofremos um certo preconceito, mas os estudantes da escola pública também são capacitados e podem ir muito longe”, destaca. Fonte: SEC / Bahia