A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abriu oficialmente as atividades acadêmicas do semestre letivo 2014.2 com uma Aula Inaugural especial. A palestra proferida pelo anistiado político e escritor Carlos Eugênio Paz, conhecido durante o regime militar como Combatente Clemente.

Durante a aula, realizada na manha desta segunda-feira (1º/9), ele afirmou que um dos maiores absurdos da ditadura (1964-1985) foi o assassinato de adversários políticos, o que, segundo disse, teve desdobramentos negativos além do trauma dos crimes, inclusive para próprios membros do poder da época, impossibilitando debates e o crescimento político.

Carlos Eugênio Paz também fez referência ao que chamou de política bem sucedida de dissensão lenta, gradual e bem sucedida do que foi a ditadura militar. Ao contrário de outros países em que a população conseguiu derrotar ditaduras, no Brasil o próprio regime militar, segundo afirmou, planejou a própria saída, através de aberturas gradativas como eleições para prefeitos de municípios, depois para prefeitos de capitais, governadores e presidente, além da lei de que anistiou os dois lados. “Por isso a ditadura não caiu”, afirmou.

Único comandante vivo da Aliança Libertadora Nacional (ALN), Carlos Eugênio Paz também fez referência a uma pesquisa do Ibope em 1964, divulgada recentemente por setores da imprensa, na qual apontava reeleição do presidente João Goulart com mais da metade das intenções de voto. “Isto indica que, ao contrário do que se falou, a maioria das pessoas não apoiou o golpe, mas temia a ação dos militares”.

A mesa de abertura do encontro foi composta pelo reitor José Carlos Barreto, pelo vice-reitor, Genival Corrêa, pela representante da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Larissa Penelu, pela representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Graus (Sintest), Roquidea Souza, e pelo representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luana Brito.

Na abertura dos trabalhos houve apresentação musical do Grupo de Câmara do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Estudantes realizaram convocação para o Plebiscito Constituinte para mudar o sistema político, que é realizado em todo o Brasil até domingo (7). Fonte: Ascom Uefs.