A diretora Nivia Maria Oliveira da Silva, da Diretoria Regional de Educação (Direc 02) de Feira de Santana, informou que os livros encontrados em empresa de reciclagem não pertencem aos colégios da rede estadual sob a jurisdição da Direc 02. Muitos livros estão numa empresa que comercializa papel na cidade e terão como destino a reciclagem e outros serão vendidos ao peso.

Segundo a Diretora da Direc 02, “existe todo um critério para que haja o descarte do livro didático” depois do prazo de validade vencido e após três anos de uso os livros não mais precisam ser devolvidos à escola e podem ficar nas mãos do aluno. Portanto, a partir deste momento os livros são de sua responsabilidade.

Livros em empresa de reciclagem. (Foto: Mário Sepúlveda/FE)
Livros na reciclagem. (Foto: Mário Sepúlveda/FE)

A notícia de livros supostamente abandonados ainda em condições de uso foi veiculada, nesta terça-feira (2). Segundo matéria publicada no site Folha do Estado, “milhares de livros didáticos” das disciplinas Português, Filosofia, Física e Química que ainda estão dentro do prazo estipulado para uso e deveriam ser “destinados a municípios como Seabra, Serrinha, Ibitiara, Souto Soares e Ipirá”, foram parar numa empresa de reciclagem de papel em Feira de Santana. Já que de acordo com a Resolução n° 60 do Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação (FNDE) do Governo Federal, os livros didáticos devem ser utilizado por três anos consecutivos para possa beneficiar mais de um aluno.

Na manhã de hoje (2), a Diretora da Direc 02 Nivia Maria Oliveira concedeu entrevista ao programa Linha Direta com o Povo da Rádio Sociedade e esclareceu que existem critérios claros para o uso de livros didáticos, além de uma comissão que analisa o uso e o descarte dos livros após o período estipulado para sua utilização e com validade vencida. Segundo Nivia, “nós temos um formulário que é preenchido pela escola, que avaliado pela secretária de educação para que esta cooperativa venha buscar este livro com a validade vencida”.

Nivia Maria ainda lembrou que este ano muitos livros estão tendo o prazo de validade vencido e os professores já estão escolhendo os novos livros didáticos que serão utilizados no próximo ano.

Por Jamil Souza