Acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) o 9º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC). A abertura do evento, no campus da Uefs, nesta terça-feira (12), contará com a participação do professor e pesquisador Cícero Onofre de Andrade Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele profere a palestra “Água de Chuva: Segurança hídrica para o século XXI”, a partir das 19h, no Auditório Central.

O Simpósio prossegue até sexta-feira (15) com a presença de pesquisadores, professores e estudantes de diversos estados brasileiros, que vão discutir o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais. Serão realizados minicursos, palestras e debates de temas como o aproveitamento da água de chuvas, inclusive na zona urbana.

Conforme os organizadores, o aproveitamento da água de chuva passa por um processo avançado de transição tecnológica que já envolve tomadores de decisão, usuários e fabricantes de materiais e equipamentos, com forte participação da academia. Diante disso, o Simpósio vai discutir e buscar soluções para problemas como as tecnologias usadas, os cuidados com a saúde humana, dimensionamento ótimo de cisternas, aproveitamento para uso agropecuário, urbano e industrial, manejo de microbacias e o impacto das mudanças climáticas. A programação pode ser acessada no site: http://www.acquacon.com.br/9sbcmac. Com informações da Ascom/Uefs.