“Um santo remédio!”. Assim o professor doutor João Batista de Almeida e Silva define algumas das vantagens do consumo das cervejas de arroz preto, banana e pupunha (fruta de palmeira da região amazônica). O docente da Universidade de São Paulo (USP) apresentou a palestra “Novos Substratos Cervejeiros”, no 1º Simpósio Baiano de Ciência, Tecnologia e Engenharia Cervejeira, realizado nesta quinta-feira (3), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O palestrante afirmou que estas cervejas estimulam as funções digestivas, previnem anemia e reduzem os níveis de colesterol do organismo. “As bebidas têm agradado o consumidor pelo paladar e aroma”, afirmou João Batista. Ele salientou que o consumo da cerveja de banana é um aliado contra câimbras.

O presidente do Simpósio, professor doutor Giovanni Brandão Mafra, do curso de Engenharia de Alimentos da Uefs, disse que o objetivo do evento foi discutir questões relacionadas ao processo cervejeiro no momento em que microcervejarias estão sendo implantadas na Bahia. “O Brasil tem tendência a produzir cervejas com aromas diferenciados e a Bahia, grande consumidor de cerveja do Nordeste, acompanha esta tendência”.

Integrando as atividades do Simpósio, também foram realizadas, nesta quinta-feira, as palestras “Estilos e Escolas Cervejeiras”, “O amargor das cervejas” e “Isolamento e seleção de leveduras para cervejaria”.

O Simpósio integrou a programação da 11ª Semana de Engenharia de Alimentos (Semeali), iniciado segunda-feira (30) e que prossegue até esta sexta-feira com atividades como palestras, minicursos, visitas técnicas e noites culturais. O evento, com o tema “Ciência e Tecnologia de Alimentos inovando de forma sustentável para contribuir com o desenvolvimento do semiárido e do mundo”, é promovido pelos estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da Uefs. (Ascom/Uefs)