Uma rica programação cultural foi elaborada como forma de evidenciar os valores do campo, fator considerado pela organização como imprescindível ao desenvolvimento da região.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, de 4 a 7 de dezembro de 2012, a 8ª Feira do Semiárido. A abertura oficial será às 19h do dia 4 com palestra proferida pelo secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, sobre o tema do evento – Semiárido e a seca no Nordeste: Planejamento e Políticas Públicas nos Territórios de Identidade, programada para o Anfiteatro, módulo 2, campus universitário.

A Feira do Semiárido, nesta oitava edição, reforça o objetivo principal de ampliar o espaço de discussão sobre os saberes, fazeres, problemas, desafios e potencialidades regionais que envolvem esta que é uma das regiões mais atingidas pela seca e por problemas sociais e econômicos. “Neste sentido, busca-se alternativas para o homem e a mulher com oferta de produtos e idéias”, conforme observa a professora Rita Brêda, da organização e coordenadora de Extensão da Uefs.

Uma rica programação cultural foi elaborada como forma de evidenciar os valores do campo, fator considerado pela organização como imprescindível ao desenvolvimento da região. Como nos anos anteriores, além das palestras em salas de aulas e auditórios, serão realizadas apresentações artísticas em estandes armados nas alamedas do campus universitário.

Produtos regionais

Os espetáculos serão iniciados às 18h do dia 4 com encontro de cordelistas e a celebração Semiárido em Versos – Retrato do Sertão de Patativa do Assaré, apresentada pelo artista Domingos Santeiro. Às 21h, após a solenidade de abertura, haverá apresentação da Banda de Pífanos do Bendegó. E os shows prosseguem até sexta-feira, dia 7 de dezembro.

Nos estandes, o público presente poderá adquirir comidas e bebidas típicas do semiárido, comercializados pelos produtores que prestigiam a Feira do Semiárido todos os anos.

A programação do evento, que também inclui as apresentações culturais, pode ser conferida no site www.uefs.br/feiradosemiarido.

fonte: Ascom/Uefs