O reitor José Carlos Barreto chamou a atenção para que, no retorno do intercâmbio, os estudantes transmitam aos colegas a experiência que vivenciaram nas universidades.

Vinte estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) assinaram, no início dessa semana (segunda-feira, 23), o contrato do Programa Interno de Intercâmbio. A partir de agosto, os selecionados vão passar seis meses estudando em instituições de ensino superior de outros países como Portugal, França, Espanha, México e Argentina. Atualmente, a Uefs tem convênio de relação interinstitucional com 33 unidades de ensino superior espalhadas em 13 países.

Com esse contrato, o número de estudantes fazendo intercâmbio em 2012 chega a uma centena. São 47 estudantes beneficiados pelo Programa Interno de Intercâmbio da Uefs e outros que fazem intercâmbio através do Programa Ciência Sem Fronteiras do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o MEC e também pelo Programa Santander Universidade. Os cursos beneficiados são Pedagogia, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Letras com Espanhol, Educação Física, Letras com Francês e Direito.

“O interesse de estudantes da Uefs em fazer intercâmbio vem crescendo a cada ano. Enquanto em 2007 eram apenas dois estudantes, hoje são cem estudantes”, salientou o assessor especial de relações institucionais Washington Franca-Rocha. Segundo ele, estudar fora do país é uma experiência que além de enriquecer a vida pessoal e aumentar os conhecimentos sobre uma cultura diferente, também valoriza o profissional em formação. “Isso representa um diferencial na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, acrescenta.

Durante a solenidade de assinatura dos contratos, a emoção tomou conta da família do estudante Caetano Carlos da Costa Neto, que cursa o 7º semestre do curso de Letras com Francês.  Ele vai passar seis meses na Universidade de Rennés, na França. “O sonho dele é o meu sonho, quero que ele seja feliz porque assim eu também vou ser”, declarou dona Celeste Maria Santos Costa, mãe de Caetano.

Caetano acredita que a experiência de um intercâmbio vai ajudá-lo a conquistar um bom emprego durante a Copa 2014. “Terei a oportunidade de treinar a minha oralidade e estarei apto para trabalhar como intérprete e com o turismo”, explicou.

O reitor José Carlos Barreto chamou a atenção para que, no retorno do intercâmbio, os estudantes transmitam aos colegas a experiência que vivenciaram nas universidades. “Essa troca é importante para que aumente o interesse de novos estudantes em fazer intercâmbio”, destacou.

(Ascom/Uefs)