Apesar da decisão judicial que considerou ilegal a greve dos professores estaduais da Bahia os educadores mantêm o movimento de paralisação. Nesta quarta-feira (18) um grupo com cerca de mil trabalhadores em educação do Estado ocuparam pela manhã o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB.

Os professores alegam que o governo acordou com a categoria um aumento geral de salários de 22,22%, mas agora não quer mais cumprir o acordo. Com isso, eles exigem que o legislativo participe das negociações para garantir o cumprimento do acordo que foi firmado com o governo ano passado – que prevê 22% de reajuste. A Secretaria de Administração quer voltar atrás do acordo pois argumenta que é impossível cumprir por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Assim, os trabalhadores em educação ocuparam a Assembleia Legislativa após realizarem uma manifestação em frente à Governadoria, na manhã de hoje. A categoria anuncia que permanecerá no local, pelo menos até quinta (19), às 9h, quando realizam assembleia. A coordenação do movimento é feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

Os manifestantes utilizam faixas e carros de som para chamar a atenção das autoridades do governo do estado quanto às reivindicações. Os profissionais da educação decretaram greve por tempo indeterminado há uma semana, período em que mais de um milhão de estudantes no estado estão sem aulas.