O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Seabra, deve oferecer a graduação em cinema e audiovisual já no próximo vestibular.

Essa é a expectativa do diretor do DCHT, Gildeci Leite, que encaminhou o projeto do novo curso para avaliação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Em junho, o projeto deve ser apreciado pelo Conselho Universitário (Consu) da universidade. A graduação será o primeiro curso regular de artes oferecido pela Uneb.

Segundo Gildeci Leite, será necessário investimento de R$ 300 mil para aquisição de equipamentos e laboratórios para a oferta do curso.

Ainda entre as ações previstas pelo DCHT para este ano, está o lançamento de livros sobre os temas baianidade e línguas e literaturas africanas e afrobrasilidades.

As publicações vão destacar as atividades do I Simpósio Internacional de Baianidade (SINBaianidade) e do I Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afrobrasilidades (Cillaa), realizados em 2011 e 2010, respectivamente.

O lançamento das publicações em Seabra está previsto para o mês de outubro. Posteriormente, haverá lançamento também em Salvador.

2011: ampliação da biblioteca

No ano passado, o DCHT realizou obras de infraestrutura no campus, a exemplo da ampliação da biblioteca local, que dobrou sua capacidade de atendimento de 40 para 80 usuários.

A biblioteca ganhou também novo acervo, saltando de três mil para quatro mil exemplares disponíveis para consulta. No próximo mês de março, passará a contar com uma sala de vídeo. Cerca de R$ 50 mil foram investidos nessa reestruturação.

O DCHT do Campus XXIII oferece o curso de letras com habilitações em línguas portuguesa, inglesa e literaturas. Atualmente, 300 estudantes estão matriculados nas habilitações. O campus dispõe ainda de sete salas de aulas, dois laboratórios, auditório com capacidade para 360 pessoas e biblioteca.