Os novos veículos que comporão a frota ônibus do transporte coletivo em Feira de Santana foram vistoriados nesta sexta-feira (11). De acordo com a prefeitura, técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciaram pela manhã a vistoria dos ônibus das empresas Auto São João e Rosa Ltda. que farão o transporte público na cidade nos próximos anos.

De acordo com a prefeitura, os carros estarão circulando ainda este mês. Também que a vistoria se justifica, apesar dos veículos serem novos. Confira a seguir mais detalhes da vistoria.

Mesmo todos os veículos sendo zero quilômetro, o diretor de Transportes, Rodolfo Suzarte, disse que a Prefeitura tem a obrigação de observar alguns itens, principalmente de segurança. “A fiscalização é obrigatória e pela qual todos os veículos devem ser submetidos”.
Na manhã dessa sexta, mais de 50 veículos estavam estacionados na garagem da Rosa Ltda, no Sítio Mathias, região do Tomba. A empresa vai operar com 135 ônibus. De acordo com o coordenador operacional da empresa, Aduilson Varanda, outros nove estão a caminho de Feira de Santana. “Não é permitido comboio nas estradas federais, mas todos vão estar na cidade antes da data acordada para início das atividades”.
Vistoriador e engenheiro mecânico, César Aguiar disse que a fiscalização, por se tratar de veículos novos, será diferenciada, e rápida, quando comparada à realizada na atual frota. “Os veículos não apresentam problemas e será realizada (a vistoria) à medida que os veículos cheguem nas garagens”.
São observadas as condições do tacógrafo, que é o aparelho que registra graficamente a velocidade do veículo, a catraca e verifica a numeração do chassi.
 

A precariedade do transporte coletivo urbano em Feira de Santana agravou-se no primeiro semestre deste ano. A crise do transporte atingiu o seu clímax no mês de agosto quando as empresas que operavam o serviço desrespeitaram o final do contrato ainda vigente, insatisfeitas com o resultado da nova licitação que escolheu empresas Auto São João e Rosa Ltda, e retiraram todos os ônibus deixando a população sem o serviço. Com isso, o feirense passou vários dias sem transporte por ônibus. As empresas vencedoras assumiram emergencialmente o serviço com ônibus usados vindos do Sudeste. A promessa da prefeitura e das empresas era de que com o início da vigência do contrato definitivo  todos os ônibus antigos seriam substituídos por 270 veículos novos.

Jamil Souza