O governador Rui Costa apresentou ao ministro da Educação, Cid Gomes, a proposta de criação de um centro de mídia para a produção de material pedagógico e atividades de ensino a distância e que terá um investimento estimado em R$ 60 milhões. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (23) durante visita às instalações do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

De acordo com Rui Costa, o objetivo do centro é ampliar as ações já desenvolvidas no IAT, que completa 31 anos de fundação nesta sexta. “Apresentamos ao ministro a idéia de um centro de mídia que tem a ver com nossa concepção de que a aula precisa acompanhar o conjunto de avanços tecnológicos e ferramentas de mídia com os quais a juventude está envolvida”. Incorporada à estrutura da Secretaria da Educação na reforma administrativa do Estado, a TV Educativa da Bahia será um dos veículos de difusão dos conteúdos de mídia produzidos para a rede estadual de ensino.

Na ocasião, Rui Costa reafirmou o pacto pela educação ao anunciar ainda o desenvolvimento de um projeto de valorização dos professores que exercem a função de diretores escolares com o pagamento de remuneração adicional. Desde que assumiu o governo, ele esteve em oito unidades escolares dentro do compromisso de se reunir com a comunidade escolar em todos os municípios visitados para conhecer de perto as experiências bem sucedidas e necessidades do sistema de educação no estado.

O governador Rui Costa apresenta equipamentos de educação à distância do IAT ao ministro Cid Gomes. (Foto: SecomBa/Mateus Pereira)
O governador Rui Costa apresenta equipamentos de educação à distância do IAT ao ministro Cid Gomes. (Foto: SecomBa/Mateus Pereira)

Para o ministro Cid Gomes, a experiência do Governo da Bahia na utilização de tecnologia educacional serve de referência e deve ser ampliada. “Isso é uma oportunidade para os baianos que não têm escola próxima ou não podem se deslocar. O Ministério da Educação e a presidenta Dilma terão toda a sensibilidade no sentido de apoiar a implantação desse centro, que dará mais alcance e estrutura ao Instituto Anísio Teixeira”. Acompanharam a visita os secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Gomes.

Instituto: O IAT possui espaços para atividades relacionadas à formação de profissionais da educação, incluindo hospedagem, refeitório, salas de aula e dois auditórios para videoconferência. Por meio do instituto, são realizadas ações como o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), que em 2014 ofereceu aulas ao vivo a 17,3 mil estudantes, jovens e adultos da Educação Básica, em 410 localidades afastadas dos centros urbanos de 150 municípios. As 949 turmas de 1a, 2a e 3a séries do ensino médio fizeram uso da rede via satélite para assistir às aulas ministradas diariamente a partir de três estúdios localizados na instituição. Fonte: Secom/Ba