No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria da Cultura do Estado (Secult), promove uma série de atividades para homenagear a luta contra o racismo e pela promoção da igualdade, com ações que incluem palestras, exibição de filmes e oficinas artísticas. Todas as atividades são abertas ao público.

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, em Salvador, realiza nos dias 12, 14, 16, 19, 21, 23, 26 e 28, às 15h, nos dias da semana, e às 11h, aos domingos, a peça de teatro ‘Maria Pretinha no Bairro da Diversidade’, que mistura inclusão social e diversidade cultural no universo infantil.

No dia 18, às 10h, o professor de história Jaime Sodré profere palestra no projeto ‘Papo Afro – 3° Edição’. No mesmo dia, às 15h30, é a vez do educador Ítalo Silva Vasconcelos promover um bate papo sobre diversidade cultural. O escritor mirim Lucas Yuri também participa no dia 19, às 10h, do ‘Papo Afro’. Encerrando o evento, no dia 20, às 10h, o professor e escritor Jorge Conceição realiza uma roda de debates com o público infantil, contando a história das lendas brasileiras sob o olhar da diversidade.

No dia 13, às 14h, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, presta homenagem póstuma ‘Ao amigo Capoeirista Frederico Abreu’, fundador do Instituto Jair Moura e que tinha acervo com mais de 40 mil títulos, entre livros, recortes de jornais, revistas, CDs, fotos e vídeos. A homenagem é organizada pelos familiares e amigos do caporista, entre eles Giusepe Talento e Luciano Figueiredo.

Filmes – No dia 19, às 10h e 15h, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia vai exibir o filme ‘Mandela – o caminho para a liberdade’, que aborda a trajetória de Nelson Mandela, desde a sua infância, na zona rural, até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul. No mesmo dia, também às 10h e 15h, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior exibe o filme ‘Besouro’, que mostra a história de vida de um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários.

No dia 20, às 9h e às 14h, a Biblioteca Anísio Teixeira faz a exibição do filme ‘Separados, mas iguais’, que relata a história das dificuldades enfrentadas pelos alunos negros no Condado de Claredon, situado na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, no início dos anos 50. A programação completa do Novembro Negro das Bibliotecas Públicas Estaduais está disponível no site da Fundação Pedro Calmon. Fonte: Agecom