“O Urucungo de Cassange” é o título do mais recente livro do Professor, Historiador e Mestre de Capoeira Angola Doutor Josivaldo Pires de Oliveira, o Bel Pires. Com o subtítulo “Um ensaio sobre o arco musical no espaço atlântico (Angola e Brasil)”, o novo livro do “Capoeira” será lançado, nesta sexta-feira (27), na Feira de Livro, Flifs – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana.

Bel Pires durante o lançamento do livro Aloísio Resende, poeta dos candomblés – história das populações negras em Feira de Santana (2011).

“O Urucungo de Cassange” foi lançado recentemente no Rio de Janeiro e em breve será lançado em Israel e na Grécia. Nestes países, Bel Pires vai participar de eventos ligados à Capoeira Angola.

Bel Pires é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em História Social pela Ufba e graduado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Atualmente é pesquisador e integra o corpo docente do Universidade do Estado da Bahia (Uneb), sediado em Itaberaba. Também desenvolve atividades no projeto cultural Malungo Centro de Capoeira Angola, entidade criada e gerida por ele.

Lançando livros desde 2011, o professor Bel Pires também publicou os seguinte títulos: No tempo dos valentes (2005); Capoeira, identidade e gênero (2009) e Aloísio Resende, poeta dos candomblés – história das populações negras em Feira de Santana (2011).