O ‘Rei do Ritmo’ como ficou conhecido, Jackson do Pandeiro foi e é, ao lado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, responsável pela popularização, sucesso e reconhecimento nacional do forró e de tantos outros ritmos nordestinos. A música popular deve muito ao mestre Jackson do Pandeiro. Neste dia 31 de agosto, comemoramos cem anos de Jackson do Pandeiro.

Nascido José Gomes Filho, o nome Jackson surgiu de “Jack” por causa dos heróis de filmes do cinema da época, foi recebido ainda nos tempos de menino, quando apreciava as artes do cantadores das feiras livre onde corria entre um trabalho e outro. E o pandeiro era uma marca indelével do artista cantador de coco, samba e forró e tantos outros.

Ao contrário do que muita gente pensava, Jackson do Pandeiro não nasceu na Bahia ou Pernambuco, mas, sim na pequena Alagoa Grande no estado da Paraíba. Nesta cidade, viveu uma infância humilde, passou fome e perdeu o pai. E saiu de lá, com sua mãe, a pé, rumo a Campina Grande em busca de uma vida melhor.

Jackson do Pandeiro foi cantor e compositor de forró e samba brasileiro, assim como de seus diversos subgêneros, como o baião, xote, xaxado, coco, arrastapé, quadrilha, marcha, dentre outros. Se vivo fosse, hoje – 31 de agosto, data do seu nascimento, Jackson do Pandeiro faria 100 anos! Viva! #Jackson100

(Crédito da foto: Jackson do Pandeiro — Por Aníbal Philot/18-8-1981)