Mulheres DJs e a poesia ocupando espaços no Fenfit 2019

Uma bela entrevista com Fernanda Gonçalves do Sacramento, para os amigos a Nanda, mas, que quando está no comando das pick-ups é a Dj Xenon. Um papo sobre mulheres e suas lutas, sobre amor pela música, sobre discotecagem e a mulher Dj, sobre machismo e o prazer pelo forró autêntico.

Uma jovem mulher, 30 anos, apaixonada pela música e pelo forró e muito consciente das lutas para se firmar profissionalmente numa sociedade paternalista, machista e sexista.
Com um voz doce, a Dj Xenon é grata, apaixonada pelo forró, mas, é direta e forte nas suas palavras. “O forró é machista e preconceituoso com a mulher”, nos lembra com firmeza.

A Nanda quando está comandando o som e animando a galera forrozeira é a Dj Xenon. (Fotos: Arquivo Pessoal /Redes Sociais)

E sobre a dificuldade em se encontrar mulheres DJs no forró, Xenon diz que “as coisas estão começando a mudar a passos lentos, mas, estão”, sorri.

Na companhia de outras talentosas mulheres também DJs, a baiana Dj Xenon está participando do FENFIT, o Festival Nacional Forró de Itaúnas, no Espírito Santo. Meninas mui talentosas, a Dj Paty de São Paulo, a Dj Naty de Minas Gerais, a Dj Tágua do Espírito Santo e a também baiana Dj Preta estão comandando o som e botando todos para dançar o bom e velho forró de verdade. Muito bom!

Nós aplaudimos estas garotas, de pé, e somos solidários por sua luta por mais espaço e reconhecimento. Afinal, isto é justo e talento não lhes falta. Parabenizamos os organizadores do afamado Forró da Padaria de Itaúnas e do Café Brasil Itaúnas por propiciarem visibilidade ao talento dessas mulheres valorosas! Quem curte música boa agradece. Música neles, meninas! Estamos juntos.

Dentre outras coisas, a Dj Xenon falou da sua participação no Fenfit 2019, em Itaúnas, da alegria de tocar com as outras mulheres. E sobre a dificuldade em se encontrar mulheres DJs no forró, Xenon diz que “as coisas estão começando a mudar”. Com “passos lentos, mas, estão”, conclui sorrindo. Também contou como começou a discotecar, dos locais que tocou e costuma se apresentar em Salvador e deu sugestões para outras mulheres que desejam se tornar DJs.

A entrevista completa foi ao ar nesta quinta-feira, 18, às 8 horas da manhã. E, se você não escutou, se liga, ela será reprisada ao meio dia. Ouça, curta e compartilhe. (Confira o áudio completo no final desta matéria)

Forró da Padaria

(Da esquerda para direita) A Dj Naty, a Dj Xenon, a Poeta Indy Ribeiro, Dj Preta e DJ Paty no Forró da Padaria em Itaunas durante a Fenfit 2019. (Fotos: Arquivo Pessoal /Redes Sociais)

Um dos destaques da Dj Xenon foi o som no Forró da Padaria de Itaúnas. Lá, as meninas DJs comandaram a festa no domingo (14), segundo dia do festival de forró.

A primeira vez que ouvi alguma coisa sobre o Forró da Padaria, foi através da querida Poeta Indy Ribeiro. Entusiasmada, ele mencionou algo do tipo “é um lugar, uma padaria mesmo, em que as pessoas vão tomar café, se alimentar e continuar a festa, lá tem cerveja, outras bebidas também. E vários grupos de forró ser reúnem para tocar”.

E se você acha que a padaria é algo sem importância, lhe garanto que não é mesmo. Ao contrário, a movimentação existente ali, por causa da música feita por grupos de forrozeiros, ou pelo som dos DJs, atrai uma multidão de pessoas. Todas elas ávidas por dançar um forró coladinho, dar um show na pista ou, apenas, curtir a movimentação frenética que acontece nas dependências da tal padaria.

Uma rápida olhada nos muitos vídeos publicados por organizadores da casa, ou pelos frequentadores, e postados nas redes sociais dão uma dimensão da grandeza da coisa. Foi no Forró da Padaria, nesse local badalado, que a as cinco DJs comandaram o som.

E foi lá também que a poesia singela e forte de Indy Ribeiro foi convidada a se mostrar, para o deleite do público presente. O tema, não poderia ser outro. As mulheres, sua força e os encontros. Viva a poesia. Viva o forró de verdade. Viva o festival de Itaúnas. E um viva especial para essas meninas de ouro, mulheres fortes e destemidas sempre armadas com arte. Seja no comando das pick-ups ou na construção de poemas! Viva!

Jamil Souza

Entrevista completa: