A Micareta de Feira de Santana que acontece de 25 a 28 deste mês, é a maior festa da cidade. E, como todo carnaval fora de época, tem nos trios elétricos sua principal fonte de música e alegria. Afinal, como o diz o poeta baiano, “atrás do trio só não vai quem já morreu”. Mas, é preciso ter cuidado! O som alto dos trios elétrico podem causar problemas auditivos. E para evitá-los, cuidados precisam ser tomados.

Instrumento usado para medir o som emitido na avenida durante a micareta. (Foto: Secom PMFS)

Neste sentido, cabe uma orientação prévia para quem vai curtir a micareta. Para não enfrentar problemas auditivos no futuro, o ideal é que o folião mantenha uma distância segura dos trios elétricos. Coisa de dez, vinte metros. É inadequada à saúde a exposição ao som alto durante os quatro dias da festa.

Esta distância não torna o som emitido pelos trios inaudível aos ouvidos dos foliões. Orienta-se ao folião a não ficar parado apenas em um ponto. Deve variar.

“Pesquisas feitas por especialistas mostram que 22% dos jovens que saem à procura do primeiro emprego apresentam problemas auditivos. Por isso são barrados na tentativa”, afirmou Sérgio Aras, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ele salienta que mesmo com a qualidade do som hoje emitida pelos trios, que tiraram mais o agudo e acentuaram o grave nas apresentações, que torna o som mais agradável aos ouvidos, os foliões devem evitar aproximações. “Não é nada bom permanecer ao lado dos trios”.

Os foliões devem adotar medidas preventivas para evitar a surdez induzida por ruídos. “Todos devem estar conscientes de que eles são foliões entre a quinta-feira e a madrugada de domingo. A partir da segunda-feira todos são trabalhadores”.

Ele ainda salientou que não se reverte a perda auditiva, daí a necessidade de que seja mantida a saúde em bom estado. “Além do problema grave, eles podem perder oportunidades de emprego”.