A micareta de Feira de Santana é a maior e mais importante festa da cidade. Como de costume, a micareta movimenta outras festas e comemorações, a exemplo de feijoadas e ensaios que acontecem nos finais de semana que a antecedem. Neste final de semana, aconteceu mais um ensaio no Mercado de Arte Popular (MAP) e mais dois já está agendados para acontecer. Além de vários e talentosos artistas feirenses, já se apresentaram nomes de peso da música baiana a exemplo de Marcionilio Prado e Sarajane, dois precursores da “Axé Music”.

Aos 79 anos, dona Heloísa de Santana não perde os Ensaios da Micareta no MAP. (Foto: Ascom Funtitec)

No último sábado (7), o MAP, que funciona num belo e quente prédio de cem anos de idade, foi palco  de mais um encontro de artistas da cidade nos Ensaios de Micareta. Se apresentaram os cantores Mano Gavazza, Márcia Porto, Djalma Ferreira e sua convidada Luciana Alves.

Sobre a festa, o cantor Djalma Ferreira, que foi o primeiro artista a se apresentar no projeto, comentou: “Eu sou suspeito de falar sobre o evento por ter iniciado, e ver que deu certo é maravilhoso”.

Tão certo quanto os ensaios no MAP, é a presença da aposentada Heloísa de Santana de 79 anos, que vem acompanhando o evento desde o início. Alegre e com uma disposição de dar inveja, Dona Heloísa esbanja jovialidade e bom humor. “O que me motiva a estar aqui todos os sábados é a vontade de viver, que eu tenho. Não existe idade para se divertir e viver a vida, a idade da gente é na cabeça”.

Dona Heloísa conta que já foi rainha e princesa da micareta e que marca presença todo ano.  “Eu sempre curti micareta, quinta na praça, eu saio no bloco Bacalhau na Vara, saía no Abraçaê, Esse evento é uma maravilha foi a melhor coisa que fizeram aqui no Mercado pra gente. Porque eu mesma não saio a noite, então a oportunidade que tenho de me divertir, é aqui”, ressalta.

A cantora Márcia Porto se apresentou pela primeira vez no Ensaio junto com o cantor Mano Gavazza. Ela destaca como a iniciativa reforça a cultura e valoriza os artistas locais. “É uma oportunidade maravilhosa, estou muito feliz de estar fazendo parte desse esquenta, que é uma forma de convocar o povo para a maior e melhor micareta do Brasil. É um local seguro e bacana. Eu estou emocionada de estar aqui pois é uma oportunidade de valorização da cultura e dos artistas locais”.

Os Ensaios de Micareta no Mercado de Arte ainda continuam e mais dois estão programados para ocorrer, o próximo acontece no dia 14. Já o último será dia 28 de abril, e será uma ressaca da micareta. Os ensaios no MAP são organizados pela Fundação Egberto Costa (Funtitec) com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Fonte e fotos: Ascom Funtitec / edição: Jamil Souza