O radialista e repentista baiano João Ribeiro da Silva, o Ribeirinho, morreu na tarde de ontem (11), aos 79 anos, em Serrinha sua cidade natal. Comunicador e pai de radialistas, entre os quais, Valdomiro Silva, atual secretário de Comunicação do município de Feira de Santana, Ribeirinho foi uma das primeiras vozes da Rádio Difusora de Serrinha (hoje Continental). Lá, comandou programas de forró e de violeiros durante décadas, também atuou por mais de 20 anos na Rádio Regional, da mesma cidade.

Ribeirinho nos estúdios de emissora de radio em Serrinha. (Arquivo da família)

Como repentista, Ribeirinho era considerado um dos melhores do Brasil e sagrou-se várias vezes campeão do Festival de Violeiros do Nordeste, consagrada competição realizada em Feira de Santana há mais de 40 anos.

Além de Valdomiro, Ribeirinho também era pai do radialista José Ribeiro, que atua em Serrinha. Ele deixa outros quatro filhos e a viúva dona Brígida, com quem conviveu por mais de 50 anos.

O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (12), às 10:00hs, pela manhã, no Cemitério Paroquial de Serrinha. O corpo está sendo velado no Centro de Velório Eufrásio Fernandes, local que recebe visitas desde o final da tarde de ontem.

Ribeirinho por Davi Ferreira

O “Poeta do Povo”, como era conhecido o repentista, fazia dupla com David Ferreira. (Reprodução)

“Sempre muito bem informado, conseguia fazer versos sobre os mais diversos assuntos. Não havia mote dificil para ele, que conseguia improvisar sobre qualquer tema que lhe fosse apresentado, não importava o assunto”, diz Davi Ferreira, seu companheiro de viola por 30 anos. Era fanático torcedor do Vitória.