Expectativa de atividades marcantes e de relevância para a população de dezenas de municípios da região. É desta forma que está sendo aguardada a 10ª Edição da Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (24) e programada para o período de 26 de setembro a 1º de outubro, mais uma vez na Praça João Barbosa de Carvalho, a “Praça do Fórum”, com previsão de mais de 75 mil visitantes, inclusive estudantes.

A solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Serviço Social do Comércio(Sesc), no bairro Tomba. O Sesc é um dos parceiros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na execução da Feira do Livro.

(Divulgação)

O evento contou com a participação de representantes das demais entidades parceiras: a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Educação e de Cultura Esporte e Lazer, a Fundação Egberto Costa, o Governo do Estado da Bahia através do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19) e a Arquidiocese de Feira de Santana.

Ao apresentar o evento, Eliana Mota, coordenadora da 10ª Feira do Livro e analista técnica da Pró-Reitoria de Extensão da Uefs, afirmou que este decênio retrata uma história de acontecimentos relevantes evidenciados pelos resultados e as conquistas de cada edição. Ela afirmou que um amadurecimento se faz necessário em diversos aspectos, mas destaca o que classificou de expressiva adesão das comunidades feirense e da região circunvizinha, “que aguardam com ansiedade, a cada ano, este festival literário e cultural”.

Para o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, a Feira do Livro é um momento de acesso ao conhecimento para a comunidade, em especial a juventude. Além disso, destaca, que o evento permite o  protagonismo a diversos atores de diversos campos do conhecimento, da cultura, de manifestações populares.

Protagonismo

Desta forma, a Feira do Livro, salienta Evandro do Nascimento, não se limita à exposição e comercialização. “Ela proporciona a todos, especialmente aos estudantes, pleno contato com a literatura, com os encantos das artes visuais, música, dança, teatro e cordel, dentre outros”.

As atividades são desenvolvidas em estruturas armadas na Praça João Barbosa de Carvalho, com espaços para apresentações, debates, lançamento de livros e muito mais.

Mais uma vez, a Feira do Livro vai homenagear personalidades representativas da literatura e da cultura, inclusive com a denominação de alguns espaços. O palco receberá o nome de Dona Teresa, como é conhecida Maria Teresa Gomes Cerqueira, profissional que construiu sua trajetória no Sesc; já a arena receberá o nome de Ana Rita de Almeida Neves, reconhecida educadora de Feira de Santana; a professora da Uefs e ex-pró-reitora de Extensão Maria Helena Besnosik emprestará o nome ao auditório; a praça do cordel receberá o nome do também professor e ex-vice-reitor da Uefs Genival Corrêa de Souza, e a passarela dos expositores será denominada Dom Itamar Vian, arcebispo emérito de Feira de Santana.

A Feira do Livro conta com o apoio de editoras, distribuidoras de livros, livrarias, instituições de ensino privado, estabelecimentos comerciais dos mais diferentes ramos, profissionais liberais e dos veículos de comunicação de Feira de Santana.

Os presentes assistiram, ainda, a exibição do vídeo “Feira do Livro, uma história plural”, produzido pela TV Olhos D’Água da Uefs, e as apresentações do tenor Cláudio Cerqueira Mendes e da Camerata de Sopros da Uefs.

Acompanhe os preparativos da Feira do Livro através da internet, nos endereços www.proex.uefs.br e www.facebook.com/feiradolivro.uefs. (Ascom Uefs)